SOLIDWORKS da Dassault Systèmes leva a equipe de Bobsled dos EUA a novos patamares de velocidade em Sochi

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
O software de Design em 3D SOLIDWORKS oferece a precisão necessária para ganhar milissegundos nos tempos finais do Bobsled

SAN DIEGO – 28 de janeiro de 2014 – A Dassault Systèmes (Euronext Paris: #13065, DSY.PA), empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial de software design 3D, Mock Up Digital 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), recebeu os criadores do “Night Train”, vencedor da Medalha de Ouro em Bobsled, Geoff Bodine e Bob Cuneo, na Conferência SOLIDWORKS World, em San Diego (Califórnia). Falando para um público de quase cinco mil pessoas, que inclui os principais projetistas e engenheiros mecânicos do mundo, os dois profissionais compartilharam suas experiências na criação da próxima geração do Bobsled, o Night Train 2®. A equipe de quatro atletas de bobsled vai competir nas Olimpíadas de Sochi, no próximo mês.

O Bo-Dyn Bobsled Project Inc. é o resultado da proposta do piloto da NASCAR e ganhador de medalhas, Geoff Bodine, de construir um equipamento de Bobsled americano. Depois de observar o esforço da equipe dos EUA usando um trenó europeu descartado nas Olimpíadas de Inverno de 1992, Bodine usou seu conhecimento em alta velocidade com a experiência em engenharia de projetos de Cuneo para criar uma nova geração de bobsleds. O resultado da colaboração entre eles levou a um novo projeto de bobsled, o “Night Train”, utilizado pela equipe americana, em 2010, para conquistar a medalha de ouro pela primeira vez, em 62 anos.

A equipe do projeto escolheu a aplicação SOLIDWORKS, baseada na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, para criar um trenó mais rápido e enfrentar os desafios dos Jogos de Sochi. Normalmente, a velocidade do bobsled ultrapassa 90 milhas por hora e as corridas são conquistadas por centésimos de segundos. Ciente das regras rigorosas estabelecidas pelas autoridades esportivas e dos desafios para conseguir resultados melhores nas corridas, Bodine sabia que a ferramenta de design em 3D, usada para a primeira geração do Night Train, não seria suficiente para construir os trenós de bobsled mais rápidos do mundo.

A aerodinâmica original do bobsled foi otimizada para a pista de downhill mais rápida da competição de 2010, em Vancouver, no Canadá. Porém, a pista dos Jogos de Sochi recebeu três seções ascendentes difíceis, que exigem um manuseio preciso para gerar a maior velocidade possível nas curvas da pista.

“Sabíamos que precisávamos de um projeto de 3D muito preciso, que nos oferecesse uma forma realista e econômica de testar e ajustar os protótipos do Night Train 2®. A solução encontrada foi o SOLIDWORKS”, diz Geoff Bodine, do Bo-Dyn Bobsled Project. “O SOLIDWORKS nos ajudou a projetar usando um material mais leve e criar vários protótipos em 3D do bobsled no computador, de forma que pudéssemos fazer tudo como queríamos antes de começar a construir e produzir o equipamento”, afirma.

Bodine diz, ainda, “o SOLIDWORKS foi inacreditável, pois nos permitiu testar o peso do trenó e como isso influenciaria no manuseio do bobsled. Você ganha essas corridas por uma fração de tempo, e o fator chave para a conquista são pequenas mudanças no design/projeto. O SOLIDWORKS nos permitiu fazer essas mudanças cruciais rapidamente”.

A aplicação SOLIDWORKS é tão útil para a equipe do Night Train 2® que o engenheiro chefe que viaja com a equipe foi treinado no software para facilitar reparos rápidos e colaborar nos ajustes dos componentes do trenó.

“Bo-Dyn e seu bobsled, que vão competir em Sochi, mostram o poder da aplicação de software de design em 3D do SOLIDWORKS, pois inspiram as pessoas a criar novos projetos e fazer uma visão virar realidade”, diz Bertrand Sicot, CEO do SOLIDWORKS da Dassault Systèmes. “Desejamos que eles tenham sucesso nas Olimpíadas de Sochi”, acrescenta.

Sobre a Dassault Systèmes

Dassault Systèmes é uma das principais empresas do mundo e pioneira na criação do conceito 3DEXPERIENCE, que permite a visualização por completo de projetos em três dimensões mesmo antes de serem desenvolvidos. Essa característica única fez com que a empresa conquistasse 170 mil clientes em mais de 140 países.

Suas soluções são líderes mundiais e promovem a inovação social, expandindo possibilidades do mundo virtual para melhorar o mundo real. Entre as soluções da empresa estão produtos como CATIA, SOLIDWORKS, SIMULIA, DELMIA, ENOVIA, GEOVIA, EXALEAD, NETVIBES, 3DSWYM e 3DVIA. Para mais informações visite o site www.3ds.com.