Sociedade Brasileira de Neurocirurgia busca novos parceiros para o projeto Pense Bem

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), organização não governamental formada há 53 anos por médicos que exercem a especialidade de neurocirurgia no Brasil, está aberta para firmar novas parcerias com empresas, instituições de ensino, Ministério das Cidades, Estados, Municípios e outras corporações para fortalecer o projeto Pense Bem.

A iniciativa visa à conscientização do ser humano para que pense nas suas atitudes antes de executá-las, para não sofrer acidentes e não ter seqüelas, principalmente no cérebro e na medula. O projeto Pense Bem atua por meio de apresentação de pesquisas e palestras, além de distribuição de folhetos e divulgação de casos e depoimentos de vítimas de acidentes.

“A campanha é voltada para todos os públicos, mas com atenção especial às crianças e aos jovens, oferecendo dicas de como praticar atividades esportivas, de lazer e dirigir veículos sem comprometer a saúde, além de minimizar os riscos de acidentes. Acreditamos que, por meio da conscientização dos mais jovens, é possível mudar a cultura de comportamentos de risco no País”, afirma o neurocirurgião e presidente da SBN, Dr. José Marcus Rotta. Segundo o Ministério da Saúde, 20,7% das crianças internadas são vítimas de traumas cerebrais.

A ideia de criar o projeto surgiu após a constatação de um alto índice de neurotrauma decorrente de diversos tipos de acidentes no dia a dia, como soltar pipas em lages das casas, subir em árvore sem verificar a segurança dos galhos, pular em rios, lagos, piscinas e mar sem verificar a profundidade, sentar na cadeira inclinada sobre duas pernas, subir escada sem corrimão, colisões no trânsito e outras situações semelhantes. A campanha oferece dicas de como praticar estas atividades sem correr riscos.

A SBN acredita que um programa nacional estruturado, em conjunto com ações locais, irá permitir educar e mudar o pensamento e a atitude das pessoas, de diferentes faixas etárias, e assim  contribuir para diminuir os riscos de acidentes que provocam o neurotrauma (traumatismos na cabeça, coluna e nervos periféricos). 

O Projeto Pense Bem já realizou diversas ações, todas coordenadas por neurocirurgiões membros da entidade, e fechou parceria importante como o “Os Amigos da Escola”, programa fundado pela Rede Globo, e com o “Sest-Senat”, da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Recentemente, a SBN também firmou convênio com o Ministério da Saúde, em busca de promover um maior número de palestras e, conseqüentemente, a diminuição de acidentes e diagnósticos de neurotrauma.

As instituições interessadas em se tornarem parceiras do projeto Pense Bem devem entrar em contato com a SBN por meio do email [email protected].