Sociedade Brasileira de Neurocirurgia alerta para acidentes durante o Carnaval

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O neurotrauma é um grave problema de saúde pública no País, que pode ocorrer em desastres automobilísticos ou acidentes em outras situações traumáticas, como quedas, mergulhos imprudentes, violência física e colisão de veículos. Devido à relevância do tema, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) mantém o projeto Pense Bem, que incentiva e acredita na prevenção como a principal forma de reduzir o alto índice de acidentes em períodos festivos como o Carnaval.

Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal, nos seis dias da “Operação Carnaval” de 2015, houve redução nos índices de acidentes, mortos e feridos – foram os menores números registrados nos últimos oito anos durante o feriado de Carnaval nas rodovias federais. Em comparação ao mesmo período de 2014, houve queda de 22% no número de acidentes, o número de feridos caiu para 18% e as mortes tiveram redução de 28%. Apesar da redução, os dados ainda merecem atenção e medidas de prevenção para evitar mortes, traumas e sequelas.

O Pense Bem engloba apresentação de pesquisas e palestras, além de distribuição de folhetos com casos e depoimentos de vítimas. A ideia de criar o projeto surgiu após a constatação de um alto índice de neurotrauma decorrente de diversos tipos de acidentes do dia a dia, como soltar pipas sobre lajes das casas, subir em árvore sem verificar a segurança dos galhos, mergulhar em rios, cachoeiras, lagos, piscinas e mar sem checar a profundidade, sentar na cadeira inclinada sobre duas pernas, subir escada sem corrimão, colisões no trânsito e outras situações semelhantes. A campanha oferece dicas de como praticar essas atividades em segurança.