Simpósio do Gartner apresenta as tecnologias que causarão impacto nos próximos anos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Evento acontece de 29 a 31 de outubro, em São Paulo

 

De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, atualmente, as ferramentas sociais e de mobilidade, os serviços na nuvem e as novas técnicas de gestão de informação são as famílias de tecnologias em mais rápida evolução. Suas aplicações e impactos nos negócios estão entre os temas que serão debatidos durante o Gartner Symposium ITxpo 2012, de 29 a 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Segundo os analistas do Gartner, as tecnologias nestas famílias estão se deslocando rapidamente em direção à maturidade – o que pode ser conferido no Hype Cycle de tecnologias emergentes, deste ano (veja abaixo). O Hype Cycle do Gartner é uma metodologia que fornece uma avaliação sobre a maturidade, os benefícios aos negócios e a futura direção de mais de 1900 tecnologias, agrupadas em 92 áreas tão diversificadas como big data, o conceito “a internet das coisas”, a computação in-memory e a impressão 3D. Os gráficos representativos, atualizados anualmente, têm sido usados desde 1995 para caracterizar o ciclo de adoção de tecnologias, que passa por entusiasmo excessivo, desilusão e eventual realismo até atingir uma produtividade madura. A análise do gráfico fornece orientação estratégica sobre quando as empresas devem fazer a adoção de uma tecnologia para maximizar seu valor para o negócio.

 

Hype Cycle para tecnologias emergentes de 2012

 

 

 

 

Fonte: Gartner (agosto de 2012)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça alguns dos cenários mais significativos que irão orientar empresas e governos na adoção de tecnologias que trarão valor a seus negócios e seus públicos.

 

Traga o seu Próprio… Tudo

A indústria tecnológica tem falado muito sobre cenários nos quais qualquer serviço ou função estará disponível em qualquer dispositivo, momento e lugar. Isto tem sido impulsionado pela tendência de “consumerização”, que leva os funcionários das empresas a trazer seus aparelhos pessoais – seu próprio ambiente tecnológico – para o ambiente de trabalho. As principais tecnologias e tendências (aqui consolidadas em um único gráfico do Hype Cycle) incluem BYOD (traga o seu próprio dispositivo, na sigla em inglês), todos os tipos de smartphones e tablets, desktops virtuais hospedados na nuvem, baterias de longa duração e outras. Todas elas contribuindo para que as pessoas carreguem consigo sua “autonomia tecnológica”.

 

Mais Dispositivos Móveis, Mais Inteligentes

Os objetos inteligentes conectados a redes ajudarão as pessoas em suas vidas como cidadãos, consumidores, e profissionais. As novas oportunidades trazidas por estas tecnologias vão transformar a maneira como as empresas desenham sues processos de negócio. É possível incluir o acesso de funcionários, fornecedores, clientes e comunidades de interesse em qualquer ponto de um processo. O contínuo barateamento destes dispositivos alcança camadas cada vez mais amplas da população brasileira, levando as empresas a apostar na sua integração aos processos de negócio.

 

Big Data e Computação em Escala Global a Preços Baixos

Este cenário retrata um mundo no qual a visão analítica e o poder da computação são escaláveis e, do ponto de vista prático, quase infinitos. Este cenário se compõe com a capacidade de buscar dinamicamente qualquer informação na Internet para transformar a maneira como as empresas pensam usam (e administram) a informações em seus negócios.  O desenvolvimento destes recursos permitirá o avanço significativo de capacitações importantes, como melhorar a percepção instantânea do comportamento dos consumidores, visando prever padrões futuros de interações para, por exemplo, aumentar o volume de negócios ou reduzir fraudes.

 

O Jeito Humano de Interagir com a Tecnologia

Novas tecnologias criam um mundo no qual as pessoas interagem muito mais naturalmente com elas. As tecnologias que fazem isto possível incluem o conceito de amplificação dos sentidos humanos (Human Augmentation), reconhecimento automático de contexto e conteúdo, interação em linguagem natural, “gamefication”, realidade aumentada e muitas outras. Conceitos postulados há muitos anos estão se tornando realidade prática com o avanço de técnicas complexas de programação.

 

Até Onde um Simples Pagamento Pode se Transformar

Este cenário prevê um mundo sem dinheiro físico, no qual toda transação será eletrônica. Isto oferecerá a empresas eficiência e rastreabilidade, além de conveniência e segurança aos consumidores. Fazem parte deste cenário o pagamento com as tecnologias NFC (por aproximação) e OTA (“over the air”), por meio de dispositivos móveis e métodos de autenticação biométrica.  A universalização da Internet, o barateamento dos dispositivos e a queda dos custos de processamento de transações está rapidamente transformando esse cenário em realidade. Especialmente no Brasil, onde o Sistema Brasileiro de Pagamentos forma uma das redes de interação financeira (não apenas pagamentos) mais extensas e integradas em operação no mundo, esta revolução está próxima de se converter em realidade.

 

 

 

 

 

 

Os Brasileiros São Sociáveis

As ferramentas sociais estão aí e os brasileiros aderem a elas com velocidades que surpreendem os próprios criadores destas tecnologias. Embora amplamente usadas pelas pessoas, ainda não estão sendo amplamente empregadas pelas empresas em seus processos. Utilizar ferramentas sociais significa literalmente “abrir” a empresa ao público em geral, gerando problemas novos de gestão de acesso. Não obstante, novas abordagens para privacidade e segurança já estão sendo desenvolvidas, o que deverá levar a um rápido avanço no uso empresarial das ferramentas sociais.

 

 

Comprando Tecnologia na Nuvem

A oferta de serviços na nuvem não para de crescer e, embora com um pouco de atraso, as empresas brasileiras começam a marchar com mais confiança nesta direção. Os serviços oferecidos em todas as camadas da tecnologia, da infraestrutura até os processos de negócio, vão transformar a maneira como as empresas compram tecnologia, transformando investimentos (em hardware, software, instalações e recursos humanos) em custos variáveis, pagando a terceiros apenas pelos serviços efetivamente consumidos. Faz tanto sentido para os negócios que sua adoção é inevitável.

 

O Gartner analisará o ciclo de desenvolvimento e maturidade destas e de outras tecnologias, sua aplicação, sua gestão e seus impactos para os negócios das empresas e governos durante o Gartner Symposium ITxpo 2012. As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (11) 3074-9724 / 3073-0625 ou pelo email [email protected]. Até o dia 21 de setembro será concedido desconto especial de R$ 720,00.

 

Siga o Gartner Symposium ITxpo 2012 nas redes sociais:

Twitter – https://twitter.com/gartnersummitBR

Facebook – https://www.facebook.com/GartnerSummitsBrazil

Hashtag – #GartnerSYM

Sobre o Gartner

O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 12 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.200 associados, sendo 1.250 analistas de pesquisa e consultores em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.