Planin | Tendências de Comunicação para 2020

Sete tendências de comunicação que vão agitar 2020

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Assuntos como Fake News, Inteligência Artificial e Marketing Digital são algumas das tendências de comunicação para ficar de olho este ano

Planin | Tendências de Comunicação para 2020

Ano Novo, vida nova! Certo? Então, que tal aproveitar o começo de ano e sair na frente, antecipando quais serão as tendências de comunicação para 2020?

Para responder essa pergunta, os especialistas da Planin foram a campo e falaram com clientes, analisaram dezenas de pesquisas e ouviram todos os nossos parceiros internacionais em mais de 40 países.

O resultado você confere agora, em nossa lista com as principais dicas de comunicação para 2020:

#1. Cuidado com o perigo das Fake News – Nunca discutimos tanto as notícias falsas como em 2019 – e nada sugere que vamos mudar de assunto em 2020. Não por acaso, o Brasil é, atualmente, o país que mais se preocupa com as Fake News na Internet. O problema é que também nunca foi tão fácil espalhar conteúdos mentirosos por aí: pesquisas indicam que uma notícia falsa tem 70% mais chances de viralizar na web.
#2. As redes sociais são as novas fontes de informação – Um dos motivos para ser cada vez mais fácil espalhar Fake News é o fato de que as pessoas estão se informando por meio de mídias sociais, especialmente a partir de aplicativos de mensagem instantânea. Estudos indicam que quase 80% dos brasileiros recebem informações pelo Whatsapp.
#3. O propósito como foco da comunicação – A contrapartida nesse cenário é que nunca se falou tanto, também, sobre a importância de se trabalhar o propósito da comunicação nas empresas. Temas como diversidade, sustentabilidade e inovação devem ser cada vez mais importantes na rotina das organizações, com campanhas de marketing e PR específicas.
#4. O retorno dos podcasts Entre os destaques de 2019 está, sem dúvidas, a procura por novos formatos de conteúdo. Cada vez mais é preciso levar a informação até os consumidores. O grande símbolo desse movimento é a expansão dos podcasts. De acordo com pesquisas do setor, o consumo de programas de áudio sob demanda aumentou 67% esse ano – e a expectativa é que essa jornada siga em ascensão ao longo de 2020. Mas fica um alerta: com mais opções à disposição dos consumidores, levar conteúdo relevante será a cada dia mais importante para as empresas.
#5. A necessidade de alinhar estratégias de marketing e comunicação – O que está em jogo é, portanto, levar conteúdo relevante, selecionado e realmente assertivo para as demandas dos clientes. Afinal de contas, com os smartphones, estamos cada vez mais diante de usuários com o poder de decisão na palma das mãos. Isso exige o alinhamento entre todas as iniciativas de comunicação e marketing. Exemplo disso é que para quase 70% das empresas o marketing de influência já é uma demanda estratégica, aliando conteúdo e publicidade em uma só ação.
#6. Análise de dados e Inteligência Artificial aplicada à produção de conteúdos – Dizem que o não se conhece não pode ser medido. Isso tem sido realmente levado à sério pelas empresas, com a análise de dados se consolidando como uma das principais prioridades corporativas do momento, segundo o Gartner. Em 2019, vimos a ascensão dos chatbots e assistentes virtuais e essa tendência deve impactar ainda mais o mercado de comunicação este ano. O objetivo é usar os dados fornecidos pelos clientes para mensurar assuntos e resultados com maior destaque e relevância junto aos consumidores.
#7. Marketing Digital e a personalização de mensagens para os consumidores – As estratégias de Inbound Marketing e Personalização continuaram ganhando força ao longo do ano. Prova disso é que pesquisas indicam que o número de empresas que estão investindo em novas formas de marketing digital não para de crescer. Além disso, vale destacar que aproximadamente 90% dos internautas brasileiros admitem comprar produtos a partir de influenciadores e conteúdos on-line.

Quer bombar sua estratégia de comunicação para em 2020? Fale com a Planin e coloque a inovação em prática na sua empresa. Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos inovar o seu jeito de se comunicar!