SBN participa do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia esteve presente em encontro especial, em Brasília, com o Ministro da Saúde para discutir os temas do evento

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), organização não governamental formada há 55 anos por médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil, participa do XXIX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, que acontece entre os dias 7 e 12 de setembro no Riocentro, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O evento é considerado pelos profissionais dessa área como o mais importante do segmento. No mês de agosto, o Ministro da Saúde Alexandre Rocha Santos Padilha e sua equipe de trabalho receberam, em Brasília, a diretoria da SBN representada pelo presidente, José Marcus Rotta, o secretário auxiliar Modesto Cerioni Junior, e o coordenador do departamento de coluna, Dr. Ronald Lucena, para discutir assuntos da especialidade no Brasil.

Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha aceitou o convite para realizar no evento, no dia 9 de setembro, a palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Neurocirurgia Brasileira. Além disso, outros importantes temas foram discutidos pelos participantes da reunião, como o repasse e controle de verbas nos hospitais do SUS que, segundo o Dr. Padilha, pode ser acompanhado pelo cidadão por meio do portal Saúde com Transparência (http://aplicacao.saude.gov.br/portaltransparencia/index.jsf).

Outro tema discutido foi a aproximação da SBN com o Ministério da Educação (MEC). A ação ocorre por meio de visitas conjuntas, realizadas em todos os hospitais do Brasil que oferecem especialização em Neurocirurgia, de representantes das duas entidades para o credenciamento dos diversos serviços brasileiros na formação de residentes em Neurocirurgia. Com isso, a instituição detectou que alunos sob seu controle tinham o dobro de acertos nas provas de avaliação, quando comparados com os residentes controlados apenas pelo MEC.

Além disso, foi identificado que os hospitais estaduais, municipais e privados oferecem melhor formação que os federais. A SBN também constatou que existem muitas vagas de Residência em Neurocirurgia não preenchidas no Brasil. “Acredito que o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia é uma grande oportunidade para ampliarmos as discussões sobre a especialidade no Brasil e levar aos interessados na profissão o conhecimento necessário e as melhorias indispensáveis para todos”, afirma o presidente da SBN.

Ente os outros temas discutidos no encontro estão a necessidade de oferecer melhores condições hospitalares para a formação de profissionais em Neurocirurgia; a criação de outros programas de Residência Médica em áreas carentes, tuteladas pelos serviços de maior representatividade no Brasil; e a importância do Título de Especialista. “A reunião foi nitidamente satisfatória, as portas do Ministério da Saúde continuam abertas à Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e a equipe do ministro já iniciou os contatos para definir as datas necessárias para as próximas reuniões”, destaca Dr. Rotta.

Durante o encontro, o Ministro da Saúde recebeu da SBN a documentação do Projeto Pense Bem, que atua na prevenção do traumatismo cranioencefálico (TCE), raquimedular e acidentes vasculares cerebrais, além de programas de prevenção no trânsito, para as crianças e idosos. O ministro indicou a análise do projeto e informou que o Ministério da Saúde estuda o programa de prevenção do trauma em geral, com participação assídua dos representantes da SBN.