SBN declara apoio à greve dos médicos de 7 de abril

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) anuncia o apoio à paralisação de 24 horas dos médicos de todo o País prevista para amanhã, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Organizado pela Associação Médica Brasileira (AMB), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o movimento foi anunciado na terça-feira e envolve a participação de 160 mil médicos credenciados por operadoras de planos de saúde. Eles suspenderão os atendimentos, mas manterão os sistemas de urgência e emergência.

Os profissionais reivindicam, principalmente, o reajuste de honorários, mas pedem, ainda, a regularização dos contratos entre operadoras e médicos e o fim da interferência direta na autonomia do trabalho dos profissionais.

De acordo com o presidente da SBN, Dr. Jose Marcus Rotta, o honorário oferecido ao médico pela operadora de plano de saúde é baixo e desvaloriza a dignidade do profissional, o que acaba por comprometer o atendimento aos pacientes e a qualidade dos serviços de saúde prestados no País. “Não é compreensível que o médico no Brasil seja tão pouco reconhecido pelas próprias operadoras de plano de saúde, sendo que eles deveriam atuar juntos neste serviço prestado à população. Pois a obrigação do medico é zelar que o paciente tenha o melhor e o mais digno tratamento para a sua saúde. Por isso, aproveitamos o Dia Mundial da Saúde para fazer este alerta a todos”, ressalta Dr. Rotta.

Os médicos que pretendem aderir ao movimento também garantiram que os pacientes que têm consultas marcadas para o dia 7 de abril serão atendidos em nova data, a ser redefinida de acordo com a remarcação de consultas.