SBN alerta sobre o crescimento de acidentes automotivos no primeiro trimestre de 2012

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Segundo dados do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), o número de indenizações pagas a vítimas de acidentes automobilísticos cresceu 27% no primeiro trimestre de 2012, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março deste ano foram registrados 97.542 acidentes, sendo 69% com motocicletas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), os acidentes de trânsito são responsáveis por 50% dos casos de neurotrauma. Das pessoas envolvidas em acidentes com danos neurológicos, 40% acabam morrendo. Os números são altos, mas não revelam a tragédia das sequelas entre os sobreviventes. “Não apenas as mortes devem ser contabilizadas quando se trata de acidentes automobilísticos. Em vários casos, a vítima sofre lesões ou traumas que deixam consequências graves. No caso do neurotrauma, as mais comuns são epilepsias, alterações motoras (paralisias), alterações cognitivas e de comportamento”, afirma o neurocirurgião e presidente da SBN, Dr. José Marcus Rotta.

A prevenção é a principal forma de se reduzir o alto índice de mortalidade e morbidade causadas pelo neurotrauma. Pensando nisso, a SBN mantém o projeto Pense Bem para incentiva a população a pensar sobre suas atitudes antes de executá-las. A associação divulga pesquisas, apresentações de casos e depoimentos de vítimas por meio de propagandas, folhetos e/ou realizando palestras em comunidades para prevenir acidentes, principalmente no cérebro e na medula.