SBN alerta população sobre risco de acidentes no feriado de 7 de setembro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia mantém projeto intensivo de conscientização para reduzir casos com traumas e sequelas

O neurotrauma é um grave problema de saúde pública no País, e pode ocorrer em acidentes automobilísticos ou em outras situações de perigo, como quedas, mergulhos imprudentes em águas rasas e violência física. As consequências e sequelas são um grande desafio médico e socioeconômico, por provocar o afastamento do trabalho por invalidez temporária ou definitiva. No Brasil é uma frequente causa de morte entre crianças envolvidas em acidentes de trânsito que sofrem traumatismo crânioencefálico (TCE).

Em períodos festivos, como o feriado prolongado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a probabilidade de acontecerem fatalidades como essas é maior, especialmente pelo consumo abusivo de bebida alcoólica.

Sabendo da relevância desse tema, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) mantém o “Projeto Pense Bem”,  desenvolvido com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos em suas atitudes antes de executá-las, para evitar acidentes e sequelas, no cérebro, na medula e nos nervos periféricos. O projeto divulgado no site da SBN e praticado nas escolas inclui a apresentação de vídeos, cartilhas e palestras, com base em pesquisas, além de distribuição de folhetos informativos com depoimentos de vítimas.

A ação “Pense Bem” é contínua e surgiu há mais de 20 anos, após a constatação de um alto índice de neurotraumas decorrente de diversos tipos de acidentes do dia a dia, como soltar pipas sobre lajes das casas, subir em árvore sem verificar a segurança dos galhos, mergulhar em rios, cachoeiras, lagos, piscinas e mar sem checar a profundidade, sentar na cadeira inclinada sobre duas pernas, subir escada sem corrimão, colisões no trânsito e outras situações semelhantes. A campanha oferece dicas de como praticar essas atividades em segurança.