Rossi entrega seu primeiro empreendimento na Zona Sul do Rio

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, entrega seu primeiro empreendimento na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Rossi Parque Laranjeiras. O projeto contemplou o retrofit do casarão do século XIX, localizado no alto do Morro da Graça, na Rua Pinheiro Machado, que foi sede do tradicional Colégio Sacré-Coeur de Jesus. Símbolo da história de Laranjeiras – bairro da Zona Sul carioca que reúne a tradição e a nobreza em construções como os Palácios Laranjeiras e Guanabara, as primeiras universidades da cidade, o Largo do Boticário, as residências da monarquia, de presidentes e governadores – o casarão revitalizado está sendo devolvido à cidade totalmente restaurado e adaptado às necessidades e ao conforto dos dias atuais.

Durante oito anos, uma equipe de arquitetos da Rossi estudou o terreno em busca dos melhores projetos e alternativas para que se mantivessem as características originais sem abrir mão do conforto proporcionado pelas mais modernas técnicas de construção e moradia. “Neste projeto aliamos a história da nossa cidade com soluções imobiliárias inovadoras. É muito importante para nós dosar as intervenções urbanas, preservando a nossa identidade, o nosso passado. Conseguimos fazer isto no Parque Laranjeiras”, afirma o diretor regional da Rossi Rafael Cardoso.

Tombado pela prefeitura em 2001, o casarão já abrigou a mostra Casa Cor 2008. Além do colégio Sacré-Coeur de Jesus (entre 1936 e 1969), foi sede de uma importante empresa de engenharia e residência do senador gaúcho José Gomes Pinheiro Machado.

Por ter a fachada, o hall de entrada, alguns pisos internos e o jardim tombados, a recuperação do palacete foi acompanhada de perto por um técnico da Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. A partir dos estudos de prospecção cromática, de análise das argamassas e dos ladrilhos históricos, o retrofit foi feito. “O projeto foi avançando conforme os estudos iam sendo realizados e as soluções, apresentadas. Contamos com o auxílio de mão de obra especializada em restauro para refazer as esquadrias, o ladrilho e definir as cores utilizadas. Tivemos o cuidado de revisitar as várias fases deste casarão para entregar este produto final”, explica Cardoso.

 

O Rossi Parque Laranjeiras

Além da localização privilegiada, o Rossi Parque Laranjeiras foi construído a 40 metros do nível da rua, favorecendo o bloqueio do barulho do trânsito e com vista privilegiada para alguns dos principais cartões postais do Rio, como o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.

É composto por três blocos. No casarão, chamado de Parc La Villete, são 16 apartamentos, de 60 a 95 metros quadrados, que misturam os estilos nova-iorquinos e parisiense. No Parco di Monza, que também é retrofit, são 42 apartamentos (seis coberturas duplex), de três e quatro quartos, com área de 130 a 177 metros quadrados. E no prédio novo, batizado de Regent’s Park, são 94 apartamentos, dos quais 88 são de dois e três quartos, de 80 a 100 metros quadrados, e seis coberturas duplex de três e quatro quartos (de 160 a 206 metros quadrados).

O empreendimento oferece uma ampla área de lazer, dividida por entre os três blocos. No Parc La Villette fica o lazer destinado aos adultos, como os salões de festa, a sala de leitura, o piano bar, a wi-house, o espaço gourmet, o salão de jogos, Café Villete e o PUB. No Parco di Monza está localizado o lazer para crianças e adolescentes como os salões de festa baby, kids e teen, cada um decorado de acordo com os interesses do seu público, duas brinquedotecas (uma para bebês e outra para crianças maiores), sala de jogos e estúdio de som. Para cuidar da forma, no Regent´s Park estão a sala de pilates, a sala multiuso, academia, o spa com sala de massagem, as saunas úmida e seca com repouso e o aquaspinning. A decoração das áreas comuns é assinada por Chicô Gouvêa.

Já na área externa há uma imensa área verde com paisagismo de Benedito Abbud, piscina com raia de 25 metros com sol das 9h às 17h, churrasqueira, playground, pergolados, solarium e piscina infantil.

 

Segurança e tecnologia

A tecnologia, segurança e conforto são prioridades no Rossi Parque Laranjeiras. As unidades do casarão são entregues com climatização (ar-condicionado split) e biometria digital (que armazena as impressões digitais dos moradores, dispensando o uso de chaves). Possuem ainda controle de iluminação, de ar-condicionado e de abertura de cortinas e persianas, além de infraestrutura de áudio e vídeo. Outras vantagens tecnológicas são o wi-fi nas áreas comuns, rede interna de telefonia, internet e intranet com serviços do condomínio.

A segurança é garantida, não só pela localização, como por um circuito fechado de TV digital, sensores de alarme perimetral, controle de acesso e ronda eletrônica.

O conforto fica por conta dos serviços de pay-per-use oferecidos pela empresa Protel, água filtrada em todas as torneiras e infraestrutura para internet banda larga em todas as unidades dos três blocos, manobrista, elevador e passarela de acesso totalmente coberta, da Rua Pinheiro Machado para os três blocos.