Reportagem Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos, do jornal Estado de S. Paulo, é a grande vencedora do 12º Prêmio Imprensa Embratel

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Outras 17 matérias, 12 das categorias nacionais e 5 das regionais, foram premiadas

A matéria Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos, dos jornalistas Rosa Costa, Leandro Colon e Rodrigo Rangel, publicada no jornal O Estado de São Paulo, foi a grande vencedora do Prêmio Imprensa Embratel 2010, ao conquistar o Troféu Barbosa Lima Sobrinho. A reportagem revela a existência dos atos secretos do Senado e os benefícios ilegais patrocinados pelo então presidente da Casa, José Sarney.

O Prêmio Imprensa Embratel 2010 recebeu 1.023 inscrições de trabalhos jornalísticos. Do total, 842 reportagens concorreram nas categorias nacionais e 181 nas regionais. Ao todo, participaram 1046 repórteres de todo o País.

As 18 reportagens vencedoras foram selecionadas pelos jurados nacionais e regionais do Prêmio Imprensa Embratel entre as 54 finalistas e anunciadas durante a cerimônia de entrega dos prêmios, realizada na noite de ontem, dia 10 de novembro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

A avaliação das reportagens levou em conta a importância do assunto (relevância nacional ou regional), extensão da matéria, qualidade da redação e edição e o esforço despendido pelo repórter para a sua realização, assim como a repercussão e os resultados obtidos.

O Prêmio Imprensa Embratel tem abrangência nacional e o objetivo de reconhecer e estimular a produção de reportagens sobre os grandes temas nacionais, veiculadas em todas as mídias, que representem uma efetiva contribuição para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento sustentável, gerando cidadania e uma radiografia realista e construtiva do Brasil.

Criado pela Embratel, o Prêmio Imprensa é realizado com os patrocínios da lei estadual de incentivo à cultura do Rio de Janeiro e da lei federal de incentivo a cultura. Conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc).

Confira a relação completa de reportagens ganhadoras, por categoria, do Prêmio Imprensa Embratel 2010:

Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho
– SENADO USOU 300 ATOS SECRETOS PARA BENEFICIAR AMIGOS – Caso Sarney (dos repórteres Rosa Costa, Leandro Colon, Rodrigo Rangel e equipe do jornal O Estado de São Paulo).

Jornal e Revista
– PROVA DO ENEM VAZA E MINISTÉRIO ANUNCIA CANCELAMENTO DO EXAME (dos repórteres Renata Cafardo e Sergio Pompeu do jornal O Estado de São Paulo).

Televisão
– OS GENERAIS FALAM (do repórter Geneton Moraes Neto e equipe da TV Globo News).

Jornalismo investigativo
– DIÁRIOS SECRETOS – Assembléia encobre metade de seus atos em diários suspeitos (dos repórteres James Alberti, Kátia Brembatti, Karlos Kohlbach, Gabriel Tabatcheik e equipe de 11 repórteres do jornal Gazeta do Povo – impresso/online e RPCTV, de Curitiba).

Reportagem econômica
– A CLASSE MÉDIA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER – Um mergulho na nova classe média (dos repórteres Marcos Todeschini e Alexa Salomão, da revista Época Negócios).

Responsabilidade sócio-ambiental
-À SOMBRA DAS MANGUEIRAS DO VALE (da repórter Helen Martins e equipe da TV Globo).

Reportagem esportiva
– HISTÓRIAS DAS COPAS (do repórter Thiago Uberreich, da rádio Jovem Pan)

Reportagem fotográfica
– LUTO NO AFROREGGAE – Menino chora ao tocar na homenagem a Evandro (do repórter fotográfico Marcos Tristão, do jornal O Globo).

Reportagem cinematográfica
– TRAFICANTES DERRUBAM HELICÓPTERO DA POLÍCIA (dos repórteres cinematográficos Junior Alves e Alex Oliveira, da TV SBT).

Rádio
– QUANDO A SOMBRA CAI – A história da tortura no Brasil (do repórter Sérgio Vieira, da Rádio Senado).

Jornalismo cultural
– INQUISIÇÃO – NO RASTRO DOS AMALDIÇOADOS ( dos repórteres Cláudio Ribeiro, Luiz Henrique Campos, Ana Mary C. Cavalcante e Demitri Túlio, do jornal O Povo).

Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimídia – Veículo Especializado
– É A HORA DO 3D (dos repórteres Renata Leal, Luiz Cruz, Fernanda Ezabella, Juliano Barreto e Eric Costa, da revista Info-Exame).

Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimídia – Veículo Não-Especializado
– O PODER E OS RISCOS DAS REDES SOCIAIS (dos repórteres Alexandre Mansur, Camila Guimarães, Bruno Ferrari, Fabiana Montes, Daniella Cornachione e Paulo Nogueira – de Londres-, da revista Época).

Regional Centro-Oeste
– ONDE ESTÃO ELES – Desaparecidos de Luziânia (dos repórteres Ary Filgueira, Naira Trindade, Daniel Brito, Adriana Bernardes, Renato Alves, Ariadne Sakkis, Fiego Amorim, Luiz Calcagno e Marcelo Abreu, do jornal Correio Braziliense).

Regional Nordeste
– MÃOS QUE FAZEM HISTÓRIA – A vida e a obra das artesãs cearenses (das repórteres Germana Cabral e Cristina Pioner, do Jornal Diário do Nordeste).

Regional Norte
– SERRA PELADA – A vingança do ouro (do repórter Nyelsen Martins, da TV Record, de Belém).

Regional Sudeste
– A ESCOLA COMO ELA É (da repórter Letícia Vieira, do jornal Extra).

Regional Sul
– OS INFILTRADOS – Os espiões que viveram nas sombras dos anos de chumbo (dos repórteres Carlos Wagner, Carlos Etchichury, Humberto Trezzi e Nilson Mariano, do jornal Zero Hora).

Planin – Assessoria de Imprensa da Embratel
Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: [email protected]
Ana Carolina Alves (coordenação) – (11) 2138-8921
Equipe: Letícia Cardoso e Carolina Hilal