porto

Projeto Conexão promove volta ao mundo em 8 horas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Projeto estimula o diálogo entre estudantes e especialistas dos cinco continentes

O Colégio Visconde de Porto Seguro anuncia a realização de mais uma edição do “Projeto Conexão: Sala de Aula no Mundo”, que conecta os estudantes com pessoas  de todo o mundo, com o uso da tecnologia.

Criado para estimular o diálogo, o projeto promoverá, nesta edição, a troca de boas práticas e exemplos de superação pessoal, para multiplicá-las, ampliando seu alcance. Os estudantes conversarão com transformadores de todo o mundo, procurando estabelecer o perfil das pessoas que conseguiram impactar os mais longínquos recantos do planeta, seja sob o ponto de vista social, econômico ou cultural.

O Projeto Conexão, iniciado em 2016, vem promovendo o debate sobre temas atuais, aproximando os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, dos Câmpus Morumbi, Panamby e Valinhos, com jovens e especialistas de todos os continentes.

Realizada desde 2016, a ação acontece por meio de videoconferências, nas Salas Globais, espaços pedagógicos equipados com a mais moderna tecnologia. Em 2018, o tema geral abordado foi a Educação, mostrando como o assunto é abordado em diferentes culturas e sociedades. Em conexão com a Tunísia, por exemplo, os alunos conversaram com a professora Imen Tekazaya, do Ministério da Educação tunisiano, que falou sobre como a tecnologia pode ser uma aliada para a educação em países em desenvolvimento.

Outro tema urgente abordado no projeto foi a questão dos refugiados. Sixtus Odumbe, gestor do maior campo de refugiados do mundo, localizado em Kakuma, no Quênia, explicou a formação do campo, os conflitos nos países vizinhos e as dificuldades relacionadas ao ensino em condições precárias.

Além dessas conexões, a professora Neeru Mittal, criadora do projeto Safe Spaces, da Índia, conversou com os alunos do Porto Seguro sobre o projeto de comunicação entre escolas, que ela coordena, e sobre formas de se discutir assuntos como bullying e a violência no ambiente escolar.

Desde a primeira edição, todas as turmas do Colégio – do Portinho ao Ensino Médio – participam do “Projeto Conexão: Sala de Aula no Mundo”, que já conectou 32 países nos 5 continentes por meio de videoconferência; e no ano que vem, o projeto seguirá adiante, sempre no sentido de promover encontros transformadores e ampliar o repertório dos alunos quanto aos múltiplos temas que nos envolvem na atualidade.

Projeto Conexão: Sala de Aula no Mundo – Próximas conexões:

Data: 30 de novembro, sexta-feira.

Local: Campus Morumbi – Estacionamento D (Rua Floriano Peixoto Santos, 55 – São Paulo)

8h – Daniela Borelli,

9h30 – Alemanha – escola de Zittau10h15 – Bahrein 11h – Alemanha – Luca Bassani (ex-aluno)

11h45 – USA – Felipe Raposo (ex-aluno)

12h30 – Almoço

14h – Uganda – Professora Elisa

14h45 – Tunísia – Professora Imen Tekazaya

 

Saiba mais sobre o projeto

Em uma era de constantes transformações e avanços tecnológicos, o Porto inseriu sua comunidade na vanguarda digital com o Projeto Conexão. A iniciativa consiste em videoconferências sistemáticas entre escolas e alunos de diferentes partes do mundo e de diversas faixas etárias, estabelecendo, assim, diálogos permanentes para o desenvolvimento de uma consciência global em prol de uma cidadania plena. O diálogo para o entendimento considerando diferentes pontos de vista é proposta pedagógica desse projeto.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com ótima infraestrutura para o desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 50 cursos extracurriculares, alguns em parceria com renomadas universidades, como a ESPM, a Belas Artes e a POLI-USP (para 2019, serão mais de 60 cursos de formação complementar, para todos os níveis de ensino). Sua comunidade escolar é composta por nove mil alunos e 1.870 colaboradores, nos três Câmpus: Morumbi, Panamby e Valinhos. Site: www.portoseguro.org.br.

Além disso, o Colégio Visconde de Porto Seguro conta com o projeto social Escola da Comunidade. Fundado em 1966, a EC atravessou anos modificando futuros e proporcionando a jovens e adultos novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida. Após 52 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em duas unidades, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para obter mais informações e novidades sobre a instituição, acesse a página no Facebook do Colégio Visconde de Porto Seguro.

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com.br

Contatos: mailto:portoseguro@planin.com – Tel.: (11) 2138-8930