Programa resgata história de bairro de Catalão

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em sua segunda etapa, iniciativa da Vale Fertilizantes registra memória e hábitos dos moradores do Pontal Norte

Professores, alunos, representantes de agentes culturais e das famílias da Escola Pedro Netto Paranhos e Centro Municipal de Educação Infantil Ruth Silva, na cidade de Catalão (GO), participaram no início de novembro do segundo módulo do Programa Educação Patrimonial.

A iniciativa da Vale Fertilizantes tem como objetivo disseminar conceitos que promovam a preservação do patrimônio histórico e cultural da região. Nessa etapa, o tema foi Análise de Registro de Patrimônio Imaterial, que inclui quatro itens principais: Saberes (conhecimentos e modo de preparo de produtos a base de raízes e plantas); Celebrações (festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade e entretenimento); Formas de Expressão (manifestações literárias, musicais, artísticas e lúdicas) e Lugares (praças, santuários, locais de convivência).

Os próprios moradores realizaram o registro dessas informações. “Foi possível mensurar a autoestima social resgatada por meio da história do bairro, com envolvimento total no compromisso de preservar o patrimônio imaterial da comunidade”, explica Paulo Eduardo Batista, gerente geral de Comunicação e Assuntos Corporativos.

O resultado da pesquisa do Patrimônio Imaterial será repassado pelos professores em sala de aula. A ideia é implantar nas escolas um projeto de engajamento dos alunos e professores às manifestações literárias, artísticas e celebrações, visando assegurar a preservação desse patrimônio pelas futuras gerações.