WDC_Confidence-Index_Global-Report_1200x627-e1572638311147

Planin apresenta Índice Global de Confiança de CEOs

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

WDC_Confidence-Index_Global-Report_1200x627-e1572638311147

A confiança dos líderes empresariais globais fechará este ano em queda. É isso o que aponta a nova edição da pesquisa Worldcom Confidence Index (CI), produzida pelo Worldcom Public Relations Group, o maior grupo de agências independentes de comunicação empresarial do mundo e que é representado no Brasil pela Planin. O levantamento mostra que a confiança de CEOs e de executivos de marketing (CMOs) caiu mais de 20% em 2019.

A pesquisa, apresentada no Brasil com exclusividade pela Planin, envolveu mais de 58.000 executivos de todo o mundo. O índice mostra que os executivos e líderes de negócios estão cada vez mais direcionados à inovação tecnológica e a busca por novos formatos de comunicação com seus clientes.

Segundo o levantamento, CEOs globais identificam o marketing direcionado a influenciadores como uma prioridade para os próximos anos, indicando que essas ações são estratégicas e devem estar entre as principais preocupações das companhias.

Confiança de CEOs em 2019

O Worldcom Confidence Index 2019 revela que as incertezas geográficas e dúvidas sobre processos de negócios estão impactando o nível de otimismo dos executivos ao redor do planeta.

As preocupações provocadas por uma possível guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, além de temas como Brexit, protestos em Hong Kong, aquecimento global e o ressurgimento de doenças como o sarampo são fatores que ajudam a explicar por que os níveis de confiança caíram tanto ao longo de 2019.

“Usamos tecnologias inovadoras para produzir a pesquisa Worldcom Confidence Index 2019, que contou com Inteligência Artificial para monitorar o que pensam os líderes das maiores nações do mundo”, afirma Angélica Consiglio, CEO da Planin e responsável mundialmente pela gestão e compartilhamento de conhecimento do Worldcom Public Relations Group.

O relatório analisou os níveis de confiança que os executivos precisam ter para alcançar seus públicos de interesse e alertou sobre a importância de atuar com audiências específicas. Segundo a pesquisa, os CEOs estão mais dispostos a trabalhar com influenciadores e a renovar as ações de comunicação para impactar novos grupos de consumidores e melhorar ainda mais as relações com colaboradores, acionistas e demais stakeholders.

Índice de Confiança de CEOs na América do Sul

Pela primeira vez, o Worldcom Confidence Index produziu um relatório específico para mensurar o Índice de Confiança de CEOs do Brasil e da América do Sul. Ao todo, mais de 300 líderes locais foram ouvidos, criando um panorama completo da região.

Entre as principais conclusões do estudo, destacam-se:

  1. A confiança dos executivos do Brasil e da América do Sul é a segunda mais baixa entre todas as regiões do planeta;
  2. Trabalhar ativamente com influenciadores será uma importante prioridade e um dos maiores focos de atenção dos CEOs para 2020;
  3. As ações e iniciativas relacionadas à retenção e capacitação de funcionários também estão em destaque na agenda dos líderes para 2020;
  4. Mais da metade dos executivos afirma que a qualificação e a capacitação de colaboradores devem ser trabalhadas como metas para os próximos anos;
  5. Os líderes do Brasil e da América Latina estão muito confiantes em relação ao sucesso de suas estratégias para comunicação com seus funcionários e stakeholders;
  6. Cibersegurança é o quarto o tópico mais discutido na região, mas os líderes demonstram pouco conhecimento para tratar com esse tema;
  7. As mudanças da Imprensa e o novo impacto das transformações digitais nas estratégias corporativas estão ganhando espaço como um tópico cada vez mais discutido;
  8. Com o Brasil em destaque, a América do Sul é a região do planeta que mais se preocupa com questões climáticas e com o aquecimento global.

Quer saber mais sobre o que pensam os CEOs do Brasil e dos principais países do mundo, entre em contato com a Planin. Nossa equipe de especialistas pode ajudar sua empresa a inovar sua comunicação e a obter melhores resultados de negócios.