Personalidades são homenageadas com o Colar Visconde de Porto Seguro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Condecorações fazem parte das solenidades comemorativas do bicentenário de nascimento
do Pai da História do Brasil, Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878)

Em meio às comemorações do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), o Visconde de Porto Seguro, importantes personalidades do País serão homenageadas com a entrega do Colar Visconde de Porto Seguro, oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo.

As festividades do bicentenário iniciam-se com programação intensa em Sorocaba nos dias 17 e 18 de fevereiro. Na sexta-feira, o evento migra para São Paulo e, a partir das 10h na unidade Panamby do Colégio Visconde de Porto Seguro, as condecorações prosseguem.

Alfried Plöger, ex-presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro, será agraciado com o colar em razão da sua importância na preservação da história entre Alemanha e Brasil, por meio do acolhimento e incentivo ao Instituto Martius-Staden.

Ex-diretor do Instituto Martius-Staden, Hermann Wever também será reconhecido por sua contribuição à preservação da memória das relações entre Brasil e Alemanha.

Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, receberá a condecoração como reconhecimento por seus serviços prestados à área da saúde e pelo trabalho do Einstein junto à comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista.

Também serão premiados David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, por seus serviços sociais prestados a várias entidades educacionais pelo Brasil, e Nilson Machado, professor e um dos idealizadores do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Colar Visconde de Porto Seguro

A distinção foi instituída por ocasião do bicentenário de Varnhagen, conhecido como o Pai da História do Brasil em razão de sua valiosa produção historiográfica.

Filho de um engenheiro alemão e de uma portuguesa, o sorocabano Varnhagen foi historiador, diplomata, engenheiro, paleógrafo e economista político, além de autodidata.

 

Eventos

Além da cerimônia de entrega dos Colares, haverá diversos eventos relevantes em São Paulo e Sorocaba, durante três dias, para comemorar o Bicentenário de Nascimento de Varnhagen.

Entre eles está o lançamento do livro infantil “Um visconde no tempo das magnólias”, do professor de português do Colégio Porto Seguro, Marcelo Donatti, que conta a vida do Pai da História do Brasil e brinca com o papel do Visconde no universo infantil. No mesmo dia (19), também na unidade Panamby do Colégio Porto Seguro, será aberta a exposição “Pai da História do Brasil”, com registros históricos e trabalhos sobre a obra do Visconde.

Além desses destaques, a celebração terá a apresentação da orquestra do Colégio Porto Seguro e os passeios a pontos históricos de Sorocaba, entre eles as ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, local de nascimento do Visconde.

Estão previstos também colóquios e palestras de autoridades e de especialistas da Fundação Visconde de Porto Seguro, do Instituto Martius-Staden, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, da Academia Paulista de História e da Fundação Ubaldino do Amaral.

A programação completa pode ser acessada por meio do site do evento.

 

ANOTE NA AGENDA

Bicentenário do Visconde de Porto Seguro

Data: 17 a 19 de fevereiro

Onde: 17 e 18/2 em Sorocaba e 19/2 em São Paulo

Organizadores: Fundação Visconde de Porto Seguro, Instituto Martius-Staden, Fundação Ubaldino do Amaral, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Academia Paulista de História

Programação completa disponível na página do evento:

http://arquivos.portoseguro.org.br/convite-visconde/convite-visconde.html