srpthumb-p23008-190x87-no copy

Parque das Neblinas tem recorde de visitação em 2018

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Reserva recebeu cerca de cinco mil pessoas no último ano, um aumento de mais de 42% em relação a 2017

 

O Parque das Neblinas recebeu, durante o ano de 2018, 4.839 visitantes – número recorde de visitações na reserva da Suzano, gerida pelo Ecofuturo e localizada na Serra do Mar, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP). A quantidade de público aumentou 42,65% em relação ao ano anterior e ainda há espaço para crescimento.

Desde a sua inauguração, em 2004, o Parque das Neblinas já recebeu mais de 45 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de viver uma experiência na Mata Atlântica por meio de trilhas, canoagem, culinária local e atividades diversas oferecidas no local – tudo com um viés também educacional e de conscientização para o cuidado com o meio ambiente e sua biodiversidade. Para zelar por um atendimento personalizado e cuidadoso, além de manter o mínimo impacto ambiental, a reserva atende a um número limitado de até 50 visitantes por dia.

O recorde de visitação no Parque das Neblinas segue uma tendência do País. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, os parques nacionais e unidades de conservação receberam cerca de 12,4 milhões de visitantes durante 2018, o maior número desde o início das pesquisas, em 2012.

“O Parque das Neblinas é uma oportunidade de integração e vivência na natureza. Com a vida cada vez mais agitada nas grandes cidades, muitas pessoas têm buscado opções de passeios mais tranquilos e de se reconectar com o ambiente natural. Além disso, a reserva está próxima à cidade de São Paulo, o que a torna uma opção viável para famílias e empresas”, comenta Paulo Groke, Diretor de Sustentabilidade do Ecofuturo. “Hoje, temos grande concentração aos sábados, domingos e feriados, mas ainda há espaço para potencializar a visitação durante a semana”, complementa.

O Parque oferece trilhas monitoradas e autoguiadas pela floresta, canoagem no cristalino rio Itatinga, área para camping e trilha de bicicleta. Para visitas, é necessário agendamento prévio, com ao menos 48h de antecedência e sujeito à disponibilidade de vagas. Para mais informações, valores e reservas, entre em contato pelos telefones (11) 4724-0555/ (11) 4724-0556, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, ou por e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 6 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Mais de 1.250 espécies já foram identificadas no Parque e para conhecer mais sobre a diversidade de animais e plantas protegidos na reserva, confira a publicação “A biodiversidade no Parque das Neblinas”, disponível gratuitamente no site do Ecofuturo.

 

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em www.ecofuturo.org.br, e acompanhe em www.facebook.com/InstitutoEcofuturo, www.youtube.com/institutoecofuturo e www.instagram.com/ecofuturo.

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Instituto Ecofuturo

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: Eduarda Lopes

E-mail da equipe: suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8915