Parque das Neblinas oferece área de camping em meio à Mata Atlântica

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com estrutura para alimentação e banho, o acampamento busca integrar o visitante à natureza

 O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose e gerida pelo Instituto Ecofuturo, oferece uma área para camping desenvolvida para possibilitar maior contato com a natureza, de forma segura e sustentável. Localizado em uma região de Mata Atlântica, vizinho à Serra do Mar, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o acampamento dispõem de local para banho, espaço coletivo para preparo de refeições e área para convivência.

Com capacidade para até 20 pessoas, o camping é dividido em seis módulos, que são espaços predeterminados para a montagem das barracas, e que oferecem certa privacidade em meio à floresta, podendo receber pessoas de todas as idades.

O local foi planejado para que seu uso seja de baixo impacto ao meio ambiente, além de fomentar a conexão com a natureza e a educação socioambiental. Os resíduos orgânicos gerados pelos visitantes, por exemplo, são coletados separadamente, submetidos a tratamento e, posteriormente, utilizados como adubo. As duchas para banho são controladas para evitar desperdício e a água usada na cozinha e nos banheiros passa por um processo de filtragem biológica para então voltar ao seu curso natural.

“Iniciativas como essas reforçam a proposta do Instituto Ecofuturo de, por meio das atividades desenvolvidas no Parque das Neblinas, sensibilizar as pessoas e promover experiências significativas de integração com a natureza, despertando o olhar dos visitantes para a conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade”, afirma Michele Martins, responsável pelos programas de Visitação e de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo.

O Parque, que tem mais de 1.250 espécies já registradas em sua área de 6 mil hectares, proporciona uma experiência diferenciada na natureza e incentiva a percepção da responsabilidade de cada um no cuidado com o meio ambiente. Para que a experiência de acampar seja ainda mais completa, o local oferece trilhas autoguiadas e também acompanhadas por monitores locais, trilha para bicicleta com 10 km e canoagem contemplativa no rio Itatinga. Vale lembrar que o uso do camping deve ser atrelado à contratação de alguma atividade para o dia e é necessário realizar agendamento prévio.

Para complementar o passeio, o visitante tem ainda a opção de contratar alimentação com um toque regional. As refeições são preparadas pela equipe da Natural da Mata, empresa da comunidade local, e inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira juçara, servidas no fogão à lenha.

Serviço:

Parque das Neblinas

Endereço: Rodovia Professor Francisco Ribeiro Nogueira, Mogi das Cruzes – SP

Telefones: (11) 4724-0555 / (11) 4724-0556 (agendamento: segunda à sexta, das 8h às 17h)

Site: http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/parque-das-neblinas/o-parque/

Área de camping

Individual ou grupos de até 20 pessoas

R$ 40 pernoite (por pessoa)

Hospedagem: Terça a domingo

*O visitante é responsável por trazer sua barraca e outros materiais necessários para acampar.

*Para o dia, é necessária a contratação de uma das atividades oferecidas pelo Parque e não é permitido fazer trilhas noturnas.

Fotos: https://sharing.oodrive.com.br/easyshare/fwd/link=xBwQcf8E9RX4T6L4TsUQ5A

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas está localizado a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga.  É uma reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Ecofuturo, com 6 mil hectares de área, onde são desenvolvidas atividades de visitação, pesquisa científica, educação socioambiental, manejo florestal e participação comunitária.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma organização sem fins lucrativos, criada e mantida pela Suzano Papel e Celulose, que visa o despertar a consciência socioambiental. Desde 1999, mantém projetos que contribuem para o fortalecimento da prática de leitura, universalização de bibliotecas e conservação do meio ambiente, atuando como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado. O Instituto Ecofuturo busca nas relações com a natureza a sua inspiração, uma vez que as pessoas e o meio são indissociáveis, apoia a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, transformando o presente e o futuro para melhor. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.