Parceria traz grandes resultados à Duratex em Agudos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Unidade reduz matéria prima não aproveitável e aprimora produção de painéis de madeira

A parceria entre as unidades Industrial e Florestal da Duratex gera resultados positivos à operação do interior de São Paulo. Após mapeamento para identificar melhorias no processo produtivo de painéis de madeira, as áreas criaram projeto especial para diminuir a quantidade de material não aproveitável que chega à fábrica junto com a madeira.

Elementos como galhos, folhas e areia dificultavam etapas da produção de painéis e causavam até desgaste em equipamentos da unidade. Focados na otimização desse processo, mais de 10 colaboradores das duas áreas, entre gerentes, coordenadores, supervisores, analistas, engenheiros e instrutores de treinamento, implementaram nova etapa na colheita florestal, denominada “bateção da carga”, que consiste em soltar os feixes de madeira processada numa estrutura denominada “batedor”. O impacto proveniente do equipamento faz com que os resíduos se desprendam da madeira, resultando em toras mais limpas e adequadas ao processo industrial.

“Por conta da atuação estratégica dos times foi possível reduzir em 50% o volume de resíduos e em 80% a quantidade de areia, além de possibilitar a análise e captura de amostras no campo que quantificaram os materiais que são ou não aproveitáveis no processo de fabricação de painéis”, explica Carolina Queiroz, gerente de Mecanização e Qualidade da Florestal.

A executiva reforça que o aprendizado de todo o trabalho servirá de base para o desenvolvimento de iniciativa semelhante nas demais unidades florestais e de produção de madeira da empresa e que as ações estão em linha com a Estratégia de Sustentabilidade da Duratex, que estabelece 45 metas a serem cumpridas até 2025.