Ouro é considerado investimento seguro durante a crise

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ativo representa segurança de patrimônio durante períodos de instabilidade

A instabilidade econômica e política dos Estados Unidos e dos países europeus têm gerado um ciclo de incertezas nos mercados financeiros mundiais e impulsionou a procura por ativos mais seguros e conservadores. Neste cenário, o ouro, por sua característica de reserva de valor, está vivenciando um período de alta procura e contínua valorização, alcançando repetidos recordes, atingindo uma máxima de U$1.920 a onça troy, no mês anterior.

“Quando o mercado está instável e existem dificuldades de precificação dos principais ativos financeiros, os investidores procuram pelo ouro com o objetivo de proteger seu patrimônio”, afirma o diretor da Reserva Metais, André Nunes.

Por ser um ativo que tem liquidez em qualquer parte do mundo, o metal pode ser comercializado em qualquer país. Outra vantagem atual é a oferta do produto pela Internet por instituições financeiras, que oferecem a opção de compra de barras de ouro puro de 5, 10, 20 e 50 gramas ou lâminas de ouro.

Especialistas também recomendam a diversificação da carteira de investimentos, já que o ouro é um investimento que tem por objetivo preservar patrimônio. “Recomenda-se que até 10% do portfólio de investimentos sejam compostos pelo metal”, completa Nunes.