5 erros blog

Os cincos erros mais comuns do social media marketing

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

5 erros blog

A PLANIN apresenta dicas para manter sua boa reputação on-line

As redes sociais são importantes meios para divulgação do trabalho das marcas. Esses canais se tornaram ferramentas essenciais para as empresas, já que reúnem um grande número de usuários e possíveis clientes. Para se ter ideia, dados de mercado mostram que, no primeiro semestre de 2016, o Facebook registrou mais de 1 bilhão de acessos diários e mais de 1,59 milhão de usuários ativos.

Sem dúvidas, essas são ótimas plataformas para ajudar uma empresa a apresentar seus produtos para seu público-alvo. Antes de começar a criar estratégias digitais, porém, é fundamental saber como utilizar tais meios de comunicação para torná-los mais aliados do seu negócio.

Para evitar uma exposição negativa da sua marca nas redes sociais, a PLANIN apresenta os cinco erros mais comuns quando o assunto é social media marketing.

  1. Egocentrismo de marca

As redes sociais são excelentes vitrines para divulgar os serviços e o trabalho desempenhado pela empresa. Para isso, você precisa apresentar um conteúdo que faça seu consumidor entender que o seu produto traz benefícios reais ao dia a dia, e não apenas divulgar informações institucionais, sem uma estratégia digital. Mostrar a diferença e o impacto na vida do cliente são fundamentais.

  1. Isolar suas redes sociais de outras mídias

Todo mundo sabe que as redes sociais têm suas características próprias, principalmente no que se refere ao ritmo de consumo de seu conteúdo. Mas isso não significa que os materiais produzidos para elas devam ser totalmente independentes dos outros meios de comunicação e que eles não possam se interligar e se conectar de algum modo.

  1. Ignorar os feedbacks

Entender a opinião do público sobre o produto, serviço ou mensagem transmitida pela marca é essencial para que o trabalho nas redes sociais tenha bons resultados. Ao ignorar o feedback do consumidor, é possível que todo um projeto seja feito em vão e a marca seja vista de forma negativa.

  1. Interpretar erroneamente seu consumidor

Estudar o comportamento do seu público de interesse nas redes sociais é fundamental na hora de criar uma campanha para esse universo. Ao entender como um adolescente, um adulto ou mesmo um idoso se comporta nesse meio, é possível direcionar sua estratégia e que tipo de conteúdo deve estar presente nela. Se interpretar de forma incorreta, sua marca pode ser prejudicada e você pode perder vendas.

  1. Lotar o feed do público com propagandas

O ditado popular “tudo em excesso faz mal” se aplica perfeitamente no caso de campanhas nas redes sociais. Ao contrário do que se imagina, não é benéfico à empresa que o consumidor receba uma carga excessiva de seus conteúdos, pois há o risco de ele se cansar e deixar de seguir sua página – além das chances de você transmitir uma mensagem pouco interessante para seu público.

Conheça nossos serviços de mídias sociais e saiba como podemos ajudar sua marca a superar os desafios: marketing@planin.com.