OKI Printing Solutions aposta em RFID e disponibiliza impressora para etiquetas com chip integrado

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O modelo GL408e permite a gravação de imagens em qualquer tipo de etiqueta com chip de rádio freqüência, e atende a ciclos de trabalhos de até 50 mil impressões/mês

Se há alguns anos a tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) era considerada cara e, por isso, pouco aplicada, hoje as empresas e o governo estão investindo para que ela se torne uma realidade e para que seu custo diminua ainda mais. Para competir neste mercado, a OKI Printing Solutions, uma das principais empresas de soluções de impressão do mundo, disponibiliza o modelo GL408e, impressora capaz de gravar imagens em qualquer tipo de etiqueta com chip integrado de codificação eletrônica, ou EPC – Electronic Product Code.

A GL408e faz parte da linha de produtos da fabricante voltada ao mercado de automação industrial e de equipamentos para os pontos de vendas (POS). Segundo o executivo Wilmar Poli, gerente de desenvolvimento de novos negócios da OKI Printing Solutions, esta impressora complementa o portfólio da empresa, oferecendo uma solução que vem ao encontro das principais tendências mundiais de expansão do uso do RFID. “A tecnologia de identificação por rádio frequência permite maior agilidade e segurança em processos de logística e de gestão em geral. Produtos com estas etiquetas ‘inteligentes’ podem ser identificados em segundos. Numa operação logística, por exemplo, torna-se dispensável o uso do leitor ou escaner para identificar cada volume que está sendo movimentado, já que o RFID estabelece uma rápida comunicação com o sistema de rede para rastreamento automático dos produtos etiquetados. Na área hospitalar, também, o RFID pode ser utilizado para armazenar informações do paciente, restringir acessos, identificar localização de equipamentos e controlar estoque de medicamentos. Outra possibilidade é seu uso na área da segurança, controlando assim o acesso e permitindo a rastreabilidade de pessoas ou objetos”, explica.

A GL408e atende a estas demandas pois é capaz de imprimir em etiquetas térmicas direta ou de transferência térmica, com ou sem RFID, a uma  resolução de 203 dpi, e com largura da etiqueta de até 4.1 polegadas e ciclo de trabalho de 55 mil etiquetas por mês. Outro diferencial deste equipamento é sua velocidade de 10 polegadas por segundo. O produto possui, ainda, grande versatilidade de conexões, com interfaces USB, Serial, Paralela, Ethernet e Wireless 802.11g.

“A etiqueta com o chip integrado pode ser utilizada em qualquer tipo de produto. Hoje, o custo já é relativamente baixo, cerca de R$ 0,10 por chip etiquetado. Esse valor, no entanto, tende a ser muito menor, se adotado em larga escala”, complementa Wilmar Poli.

O preço sugerido ao mercado da impressora GL408e com RFID é de R$ 10.400,00.