O mito em torno da tecnologia de MDM

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

*Por Guilherme Duarte

Na comunidade da TI, há muitos que acreditam que gerenciamento de dados mestres, ou simplesmente MDM (Master Data Management), é uma tecnologia utilizada para solucionar um único problema corporativo. Não é bem assim. Quando implementado da forma correta, um MDM é capaz de resolver inúmeros problemas, em diversas unidades de negócio e em diferentes regiões geográficas. É hora de desfazermos o mito em torno do MDM.

Inicialmente, a necessidade de um MDM surge do fato de contarmos com “muitas cópias da mesma informação”, espalhadas em diversas áreas da organização.

Algumas empresas reconheceram esta situação e alavancaram com sucesso seus investimentos em um MDM multidomínio para resolver uma série de entraves corporativos. Infelizmente, outras estão caindo na armadilha de criar mais silos de informações em vez de reduzi-los.

Existem duas abordagens distintas para uma iniciativa de gerenciamento de dados mestres: o MDM por Aplicação, limitado a uma única classe de dados, e o MDM Multidomínio. Ambos são capazes de lidar com os problemas causados por dados imprecisos, incompletos, inconsistentes e duplicados. No entanto, um MDM por Aplicação só irá resolver os problemas baseados no domínio de dados para o qual foi projetado.

O MDM orientado a um único domínio, como um CDI (Customer Data Integration) ou um PIM (Product Information Management), geralmente vem com um modelo de dados, com lógicas de negócio e funcionalidades embutidas, além da interface gráfica com o usuário (GUI). Devido a esta arquitetura, o MDM por Aplicação não pode ser ampliado para outros domínios e, consequentemente, para outros problemas. É ótimo para um único fim, mas isso é tudo o que ele pode fazer. O paradoxo desta abordagem é que, no lugar de cumprir a promessa de eliminar os múltiplos repositórios de dados dentro da corporação, ela inevitavelmente leva a mais silos de dados e aumento nos custos.

Por outro lado, a abordagem MDM Multidomínio oferece outros resultados para as empresas. Como essa plataforma pode evoluir e ser dimensionada, esta abordagem gera um ROI (Retorno Sobre Investimento) amplamente superior. Ao permitir que as empresas definam de forma flexível o seu próprio modelo de dados, baseado na forma de operar do seu negócio, essa iniciativa consegue reduzir o tempo de implementação, atendendo às unidades de negócio que desejam um retorno imediato. Eis aí o segredo.

Uma das grandes promessas do MDM Multidomínio é a capacidade de relacionar informações entre diferentes classes de dados, e criar associações proveitosas ao negócio como: clientes-por-produtos, fornecedores-para-materiais etc. Com a abordagem MDM por Aplicação, é impossível alcançar esses benefícios.

Vamos imaginar uma instituição financeira. Quais produtos e serviços já foram contratados por um determinado cliente? As respostas podem vir de diferentes sistemas. A tecnologia de MDM Multidomínio é capaz de fornecer essa visão abrangente sobre seus clientes, associando seus dados com produtos, serviços e residência.

Para o negócio, aperfeiçoar seus Dados Mestres está intimamente ligado a aumentar a eficiência operacional, melhorar o relacionamento com o cliente, reduzir custos e garantir o cumprimento das regulamentações existentes.

E empreender uma bem-sucedida iniciativa de MDM Multidomínio requer uma atitude diferente das adotadas de forma geral pelos grupos de TI. A ideia por trás do MDM Multidomínio é: implementar uma vez e estar preparado sempre.

 * Guilherme Duarte é gerente de produto da Informatica Corporation