Mitos e verdade sobre estudar inglês pela internet

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), nos últimos quatro anos o Brasil sofreu um aumento de 30% na procura por cursos de idioma a distância. Nesse período, foi perceptível uma evolução gradual na visão da sociedade sobre essa metodologia de ensino, porém ela ainda gera alguns questionamentos.

Para desvendar os mitos que rondam o tema, André Marques, diretor geral da EF Englishtown, maior escola de inglês on-line do mundo, reponde as principais dúvidas sobre estudar inglês pela internet:

 

– As empresas preferem candidatos com cursos presenciais.

Mito. No mercado de trabalho já foi identificado que quem cursa aulas a distância desenvolve habilidades valiosas para o mundo dos negócios, como responsabilidade, organização, disciplina, autonomia na resolução de problemas e, principalmente, percepção para analisar e filtrar informações.

 

– É preciso ter acesso à tecnologia.

Verdade. Grande parte dos cursos de ensino a distância utiliza a internet como plataforma. A EF Englistown oferece vídeos e transmissões em tempo real aos seus alunos, por meio do acesso on-line desenvolvido exclusivamente para os estudantes.

 

– Para fazer inglês on-line é preciso ser disciplinado.

Verdade. Estudar on-line exige disciplina. O aluno precisa acessar todas as aulas frequentemente e fazer as atividades propostas.

 

– O aluno não interage com outras pessoas.

Mito. Não ter momentos de convivência e interação entre alunos é uma opção do estudante. No momento de escolher o curso, a pessoa deve pesquisar detalhes sobre a metodologia da escola. A EF Englishtown, por exemplo, oferece aulas particulares com professores nativos e aulas mensais de conversação em grupo com pessoas do mundo inteiro, tudo isso pela internet.

 

– Não é possível estudar somente quando quiser.

Verdade. O aluno pode programar os horários das aulas e atividades complementares de acordo com sua disponibilidade. Porém, se não houver dedicação, ele poderá encontrar problemas para avançar no curso.

 

– Conseguir o diploma é fácil.

Mito. A maioria dos cursos de inglês on-line é feita no mesmo tempo que numa escola presencial, de acordo com o tempo disponível do aluno. Algumas pessoas optam pelo ensino a distância por acharem que é mais simples, mas ao iniciar as aulas percebem que precisam se dedicar para aprender o idioma.

 

– Os alunos aprendem o idioma como na aula presencial.

Verdade. O ensino on-line oferece conteúdos de qualidade, assim como nas aulas presenciais. Segundo Fredric Litto, presidente da ABED, cerca de 3,5 milhões de pessoas estudam a distância no Brasil. As inovações tecnológicas e, principalmente, o aumento da qualidade dessa modalidade, tem levado muitas pessoas a escolherem esse método de ensino.

 

Fonte: André Marques, diretor geral da EF Englishtown.