Medcel oferece curso especial para preparar alunos para a prova do Enade

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Estudantes do último ano de Medicina devem fazer a avaliação, que acontece em novembro

A cada três anos, alunos de Medicina passam pela prova do Enade, exame que avalia o desempenho de estudantes do último ano quanto às diretrizes curriculares, habilidades e competências em sua formação. Pensando nisso, a Medcel, uma das maiores empresas de educação na área de saúde do Brasil, anuncia curso especial desenvolvido para os alunos que vão participar da avaliação, prevista para 20 de novembro.

Os alunos não são obrigados a fazer a prova. Porém, a nota do exame é o principal fator no cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino privado: Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). O primeiro avalia os cursos superiores e o segundo, as instituições de educação superior. Em ambos os critérios, o índice varia entre 1 e 5, sendo que o Ministério da Educação considera insuficiente conceitos com notas abaixo de 3 no IGC e entre 1 e 2 no CPC.

A nota dos alunos no Enade compõe 60% do CPC, já os outros 40% são avaliados pela composição do corpo docente e a estrutura oferecida pela instituição. “A faculdade deve apoiar o aluno para que o desempenho esteja de acordo com o estabelecido pelas diretrizes curriculares do curso e precisa reforçar a importância do exame e a necessidade do comprometimento para que a graduação possa atingir melhor pontuação na prova”, afirma Julio De Angeli, CEO da Medcel.

O “Preparatório Enade 2016” da Medcel é fornecido para instituições de ensino, que podem adquirir o curso e oferecê-lo para seus alunos da maneira mais adequada, determinando a sequência e período das aulas. Os arquivos são disponibilizados via Google Drive e, em setembro, via Storage. As aulas podem ser presenciais ou on-line.

O curso oferece conteúdo semelhante ao solicitado em provas de Residência Médica e abrange especialidades como Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Epidemiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, entre outras. O preparatório ainda capacita os alunos para a prova de habilidades clínicas, que ocorrerá em 30 de janeiro de 2017.

A graduação de Medicina foi avaliada em 2013 pela última vez e um total de 27 cursos obtiveram o conceito “insuficiente”, com índice 2 no CPC. Ao todo, 154 cursos de Medicina foram avaliados. O mau desempenho de um curso acarreta em punições por parte do MEC, como suspensão de novos contratos de programas como Prouni, Fies e Pronatec e, ainda, a proibição de novos vestibulares até que a instituição aponte soluções para a melhora do desempenho.

Ao todo, a carga horária do curso é de 90 horas. Para conhecer os cursos oferecidos pela Medcel, acesse http://www.medcel.com.br/ ou entre em contato pelos telefones 11.3511- 6161 e 11. 96476-6968 (consultor disponível por WhatsApp).