Post PLANIN 17_5 BLOG

Investimentos em Relações Públicas aumentarão nos próximos cinco anos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Pesquisa prevê ampliação na comunicação empresarial

A Associação de Anunciantes Nacionais (ANA) realizou em conjunto com o Centro de Relações Públicas do USC da Escola de Comunicação e Jornalismo de Annenberg uma pesquisa com o objetivo de entender as percepções de clientes sobre relações públicas. Os resultados indicam um maior interesse na profissão por parte dos empresários, que planejam aumentar equipes internas de relações públicas, assim como expandir investimentos na área nos próximos cinco anos.

A pesquisa aponta que 16% dos entrevistados planejam aumentar a equipe interna de RP e 25% pretendem aumentar os gastos globais com RP neste mesmo ano. Já em relação às perspectivas para os próximos cinco anos, 62% planejam aumentar a equipe interna de relações públicas e 75% programam investir mais em RP neste período. Sobre agências externas, 22% dos empresários participantes da pesquisa afirmam que pretendem aumentar nos próximos anos o número de agências com as quais trabalham. As principais razões citadas para recorrer a agências externas incluem “expertise em áreas de prática específicas” e “insights estratégicos”.

Entre os participantes, 54% apontam que a área de relações públicas mudará ao longo dos próximos cinco anos, tornando-se mais alinhada e integrada ao marketing. Há consenso sobre como as relações públicas podem demonstrar seu valor de forma eficaz: 89% dizem que programas de RP podem alcançar objetivos de negócio e favorecer a percepção dos benefícios da atividade. Outros destaques são a “mensuração de resultados” (53%), “liderança em iniciativas empresariais” (46%) e trabalho “em todos os departamentos e unidades de negócio” (44%).

Bill Duggan, vice-presidente executivo da ANA, e Fred Cook, diretor do Centro de Relações Públicas do USC, concordam que a atividade de Relações Públicas está evoluindo no mundo, principalmente com a onipresença das comunicações digitais. De acordo também com os resultados da pesquisa, o futuro das relações públicas está atrelado às tendências digitais. Quando questionados sobre a importância que davam para as tendências em comunicação, os entrevistados indicaram que “social listening” e “digital storytelling” eram suas principais preocupações.

Quer saber como as relações públicas podem agregar valor à sua empresa? Entre em contato com a PLANIN: marketing@planin.com.