confenar

Inteligência Artificial e novas tecnologias ganham espaço nas revendas associadas à Confenar

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Confederação destaca como a Rede está atenta às tendências tecnológicas para o setor de distribuição de bebidas

 

Que a tecnologia move o mundo e impulsiona todos os setores à transformação, isso é fato. Hoje, as empresas estão mais conscientes da importância de inovarem, não apenas como uma maneira de evoluir em processos, mas como um diferencial competitivo em relação à concorrência. É neste cenário que a Confenar, a Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, destaca como o uso das novas tendências de TI está ajudando a simplificar a rotina dos associados da Rede de Revendas. Dentre as novidades, destaque para a aplicação de recursos de Inteligência Artificial (IA), com a automação de atividades e o aprimoramento da análise de dados.

No setor de distribuição de bebidas, a Inteligência Artificial já auxilia, por exemplo, na otimização das vendas, além de operações logísticas na gestão dos armazéns.  André Stormowski, Diretor de Tecnologia da Informação da Confenar, avalia que está no DNA da Confederação sempre querer buscar mais soluções tecnológicas para o negócio de seus associados. “Estamos bem posicionados nesse sentido, quando olhamos para a concorrência de mercado. Continuamos buscando tecnologias para alcançar mais eficiência, reduzir custos operacionais e aprimorar a gestão”, afirma, destacando que há outras tecnologias que beneficiam esse mercado, além das soluções de IA.

O Presidente da Confenar, Carlos Eduardo Lang, destaca o balanço positivo da Rede com o uso de tecnologias, seja por meio dos parceiros da Confederação ou pelo apoio direto da Companhia. “Uma das soluções tecnológicas recentes aplicadas na Rede de Revendas é o Venda Certa, ferramenta interna que trabalha com Inteligência Artifical. Ele possui um algoritmo de sugestão de venda que utiliza dados internos e públicos, sendo operado por meio de dispositivos móveis. Com base nas informações, é possível traçar perfis corretos de cada cliente e identificar o portfólio ideal para trabalhar com cada ponto de venda (PDV), inovando na dinâmica de vendas e no relacionamento”, diz Lang.

Segundo o Presidente, neste ano, novidades que beneficiarão ainda mais as distribuidoras de bebidas pelo Brasil já estão sendo implementadas. “Se colocarmos todas as nossas forças para fazer acontecer, certamente, continuaremos alcançando os melhores resultados”, afirma.

O Presidente ainda reforça que é importante que as revendas comentem sobre a usabilidade das soluções que utilizam. “A Confenar e as distribuidoras indicam feedbacks constantes das soluções, apontando as facilidades das tecnologias traz em suas rotinas e os ganhos com indicadores e produtividade. Comentando sobre a usabilidade das soluções que utilizam, as expectativas entre as revendas são alinhadas, trazendo excelentes casos de sucesso”, explica.

Um exemplo de revenda atenta às tendências tecnológicas é a Dibenop, de Sinop (MT), que possui um time multidisciplinar destinado a desenvolver aplicativos que facilitam as operações. A primeira ferramenta desenvolvida foi um sistema de Gestão, criado há dois anos, voltado, principalmente, para garantir o melhor gerenciamento das reuniões. A solução fez tanto sucesso na revenda que foi aprimorada e tornou-se uma grande plataforma de gestão, reunindo outras funcionalidades e informações como diário de bordo, dashboards de diversas frentes, informações de Diagnóstico de Trabalho Operacional (DTO), checklists variados e integrados com dispositivos móveis, entre outros.

“Nosso time tem a visualização da aderência das ações, eliminamos papeis e registramos ganho de tempo por meio da utilização de smartphones”, explica o gerente Comercial, Leonardo Souza, que integra a equipe.

Outro exemplo de solução desenvolvida é o Fast Picking, aplicativo de gestão de carregamento. “Reduzimos a quase zero os erros de carregamento e a velocidade na montagem de cargas”. Ainda segundo o gerente, a adaptação das tecnologias pelos colaboradores da revenda costuma ser tranquila, pois a criação e o ajuste das ferramentas são compartilhados sempre. “Ter pessoas atualizadas com as soluções tecnológicas encurta o caminho para o sucesso e traz mais rentabilidade para a revenda”, destaca Souza.

Sobre a Confenar

A Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição) representa todas as empresas revendedoras dos produtos Ambev. Criada em janeiro de 2003, é hoje a maior rede de distribuição de bebidas do País. Entre suas iniciativas destacam-se a otimização das atividades do segmento, a garantia da sua representatividade e a geração de negócios que beneficiem os revendedores associados. Juntas, as revendas Confenar são responsáveis por uma das maiores frotas de veículos do País e por uma das mais complexas e eficientes operações de logística de distribuição do mundo.

 

Planin – Assessoria de Imprensa da Confenar

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: (11) 2138-8930 |E-mail: confenar@planin.com