Instituto Martius-Staden e Centro de Memória do Colégio Porto Seguro abrem ao público mega-acervo de imigração alemã

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Visitantes poderão pesquisar 80 mil itens e assistir a uma apresentação de música de câmara

 

O Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro e o Instituto Martius-Staden realizam neste fim de semana o Sábado Aberto, uma atração cultural gratuita que abre ao público um vasto acervo da imigração alemã no País.

Para marcar o início do evento, às 10h haverá uma apresentação da Camerata da Escola da Comunidade, instituição mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro.

Os visitantes terão à disposição para pesquisa mais de 80 mil itens, entre livros, periódicos, microfilmes e jornais. Esse material de rico valor histórico permite estudar o desenvolvimento da imigração, desde a sua origem, e a influência cultural e linguística mútua entre as populações brasileira e a alemã.

Na mesma ocasião, também será possível pesquisar a genealogia de mais de 100 mil pessoas pertencentes a famílias teuto-brasileiras.

O evento possibilita ainda conhecer mais sobre a história do Colégio Porto Seguro. Entre os itens abertos à consulta estão listas de classe, livros de matrícula, boletins, fotos de turmas e eventos da instituição, fundada em 1878.

Notar as diferenças de uniforme e de organização escolar, por exemplo, gera interesse também para quem não foi aluno do Colégio. Afinal, essas mudanças representam parte significativa das transformações culturais que ocorreram no Brasil.

 

 

Serviço:

Sábado Aberto 

Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro e Instituto Martius-Staden

Data:24 de outubro (sábado), das 10h às 14h

Endereço:Rua Itapaiuna, 1355 – Panamby – São Paulo/SP

Entrada franca e estacionamento gratuito no local