Instituto Martius-Staden anuncia apresentação do livro “Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs” na Bienal do Rio 2013

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Instituto Martius-Staden em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, anuncia o lançamento do livro “Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs”, projeto que integra o ano Alemanha + Brasil 2013-2014. A publicação, dividida em dois volumes, celebra as curiosas e bem sucedidas relações culturais e comerciais entre os países nos últimos 500 anos.

A obra, que foi apresentada ontem, dia 1º de setembro na Bienal do Rio, terá seu lançamento oficial no dia 18 de setembro, às 19h, no Goethe-Institut São Paulo, e no dia 13 de outubro na Feira do Livro de Frankfurt. Já o segundo volume tem previsão de lançamento para o início de 2014.

Assim como a Alemanha será a grande homenageada na Bienal do Rio deste ano, o Brasil também terá destaque na Feira do Livro de Frankfurt, maior encontro mundial do setor editorial, no qual o livro também será exposto aos alemães.

Organizado por Eckhard E. Kupfer, diretor do Instituto Martius-Staden, e Willi Bolle, professor de literatura na USP e presidente do Conselho Cultural do Instituto, o primeiro voluma traz artigos de 25 grandes autores brasileiros, como Laurentino Gomes, Alberto Dines e Tucci Carneiro que abordam ricas histórias das interações culturais entre os dois países e sobre grandes nomes alemães e suas iniciativas no Brasil.

O volume I é divido em três partes: do século XVI ao XVIII, época em que Portugal protegia rigorosamente sua colônia contra qualquer outra influência de fora; século XIX, sobretudo o seu começo, quando ocorreu a abertura internacional do Brasil e iniciou-se a preparação da independência; e o período entre o início da República (1889) e a Segunda Guerra Mundial, a também chamada “Era dos Impérios”, quando a rivalidade entre as grandes potências resultou em conflitos armados. Já o segundo volume trará histórias de 1945 até os dias atuais, quando o Brasil, de um país do “Terceiro Mundo”, se transformou na sexta maior economia do planeta, e a antiga relação entre um país “hegemônico” e um país “periférico” modificou-se para um diálogo entre iguais, uma autêntica parceria.

Grande parte da iconografia utilizada no livro faz parte do acervo do Instituto Martius-Staden. A entidade possui 75 anos de preservação de memória histórica sobre o estreitamento de laços entre Brasil e países de língua alemã. A principal atuação do Instituto é manter acessível ao público em geral um dos mais importantes acervos sobre a imigração dos povos germânicos para o Brasil, formado por documentos, jornais, livros, mapas, fotografias e outros materiais.

Assim como a Alemanha será a grande homenageada na Bienal do Rio deste ano, o Brasil também estará em destaque na Feira do Livro de Frankfurt, maior encontro mundial do setor editorial, onde o livro também será exposto aos alemães no dia 13 de outubro.

Publicado pela Editora Brasileira, o livro possui apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio das empresas alemãs BASF, Hochtief, Stihl e Trumpf.