Iniciativa do IBGC apresenta aos brasileiros a Governança Corporativa em outros países

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Última viagem de imersão do grupo foi realizada para a Austrália

Entender como a Governança Corporativa é aplicada em outros países é fundamental para aprimorar as melhores práticas no Brasil. Com esse objetivo, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) promove, bianualmente, a Jornada Técnica – viagem de imersão sobre o tema para outro país.

Conselheiros de administração, executivos, advogados, consultores, acionistas de empresas familiares, investidores e representantes de órgãos reguladores compõem o grupo que conhecem, in loco, as ações de Governança Corporativa em um universo empresarial globalizado.

A iniciativa já passou por vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia e Finlândia. Em 2013, o destino escolhido para a 4ª edição da Jornada Técnica foi a Austrália, que tem características muito semelhantes ao Brasil e com um mercado de capitais ainda mais desenvolvido.

“Conhecer quais práticas geram os melhores resultados é muito importante para aprimorarmos a Governança Corporativa no País. A troca de experiências é enriquecedora e faz com que todos os participantes da iniciativa tenham ótimas ideias para colocar em prática”, diz Ronaldo Veirano, coordenador da Comissão Internacional da Jornada Técnica.

A próxima viagem tem como destino a Alemanha, escolhido por seu modelo híbrido de Governança Corporativa, que tem como uma prática o reconhecimento mais explícito e sistemático de outros stakeholders não-financeiros, principalmente funcionários (stakeholder oriented).