Artigo: Informação como vantagem competitiva

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Diante de tantos riscos e mudanças de cenário que fogem ao controle, as empresas têm pela frente novos desafios. Precisam se organizar melhor para serem mais ágeis e competitivas. Necessitam também aprender a analisar suas informações para conseguir, assim, tomar decisões de forma mais rápida e assertiva.

O desafio de entender a nova forma de funcionamento do mercado é grande. Diante disso, as empresas que tiverem mais e melhores informações sobre seus clientes e o mercado no qual estão inseridas serão beneficiadas no processo de tomada de decisão, conseguirão ser mais ágeis, assertivas, e, portanto, mais competitivas.

A demora na obtenção de um dado atrasa e impacta a tomada de decisões. Poucos minutos fazem toda a diferença entre sucesso e fracasso para os negócios. Imaginem dias e semanas de atraso pela falta de informação estruturada.

Mas, como analisar informações se cada um dos sistemas das companhias tem um dado diferente ou complementar? A resposta mágica é: soluções de integração de dados. Com elas, pode-se obter dados de vários sistemas, plataformas e formatos, de diferentes áreas. Assim, através de um processo unificado e simples, por meio da transformação de dados em informação consistente, é possível obter a resposta correta para as questões de negócios.

Informação deve ser considerada pelos executivos como o principal patrimônio de uma companhia. Estando disponível no tempo certo e na linguagem de negócios, elas se tornam o grande diferencial competitivo que as companhias tanto procuram, respondendo questões como quem são os melhores clientes, quais mercados estão mais ativos, quais produtos são mais lucrativos etc.

Com novas oportunidades e novos mercados em vista, as empresas que se adaptarem mais rapidamente às novas demandas terão mais chances de crescer e prosperar. Hoje, o sucesso das estratégias dos negócios depende exclusivamente de assertividade e, sem informação rápida, correta e segura, não há como obter êxito.

*Valdeni Novaes é gerente de canais da Informatica Corporation