iFactory leva programa gratuito de capacitação da Microsoft ao sertão cearense

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais de 400 estudantes se inscreveram no projeto voltado para formação de mão-de-obra qualificada em desenvolvimento de sistemas

A iFactory, empresa brasileira especializada em serviços e soluções de TI, foi escolhida pela Microsoft para levar o Programa Microsoft Students to Business (S2B) aos estudantes da cidade de Quixadá, no Estado do Ceará, onde está localizada uma de suas fábricas de software. O objetivo das empresas é qualificar os universitários e estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI), no qual, segundo a Fundação Getúlio Vargas, haverá um déficit de 800 mil profissionais para o preenchimento de vagas até 2014.

Ao todo, o programa recebeu mais de 400 inscrições de alunos dos ensinos médio e universitário de Quixadá, que possui 80 mil habitantes. Isso significa que um a cada 180 cidadãos serão beneficiados com o projeto de capacitação em TI.

Totalmente gratuito, o curso foi preparado em três fases, com um total de 84 horas/aula. Ao longo destas etapas, os estudantes terão a oportunidade de obter formação técnica para se tornarem profissionais juniores em desenvolvimento de sistemas.

O conteúdo inicial será sobre carreiras de TI, enquanto que a segunda e a terceira etapas incluem aulas teóricas e práticas, respectivamente. Ao término das aulas, os participantes receberão licenças gratuitas dos softwares Microsoft utilizados nos treinamentos, além do certificado de conclusão. Ao final do programa, os participantes terão, ainda, a oportunidade de participar de uma Feira de Empregos, promovida pela empresa, em Quixadá.

“Apoiamos toda iniciativa para o desenvolvimento de profissionais na região e buscamos capacitar jovens em parceria com instituições que acreditam no progresso do sertão nordestino”, destaca Henrique Andrade, sócio-fundador da iFactory, ressaltando que, no ano passado, a empresa também realizou uma parceria com a Faculdade Católica Rainha do Sertão, para formação de novos desenvolvedores de software.”O mercado de tecnologia sofre com a ausência de profissionais capacitados e a união de forças das esferas pública e privada pode ser uma saída para revertermos esta situação”, destaca Ernani Leite, Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

O projeto é uma iniciativa da Microsoft em parceria com a iFactory e conta com o apoio da Prefeitura da cidade, autoridades locais, Universidade Federal do Ceará, Faculdade Católica, Escola  Profissionalizante Maria Cavalcante Costa e Grupo de Usuários Oficial Microsoft do Ceará – Ceara.NET.

Com mais de dois mil participantes encaminhados ao mercado de trabalho, o Programa Microsoft Students to Business já capacitou, até hoje, mais de 40 mil estudantes, em 32 cidades brasileiras.