IBGC-RS discute a Governança Corporativa na Alemanha

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Palestra abordará as principais características de melhores práticas das empresas germânicas

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realiza desde 1998 a Jornada Técnica, uma viagem de estudos que se propõe uma imersão na Governança de outros países. Neste ano, o destino foi a Alemanha, uma das maiores economias do mundo. Para compartilhar o resultado dessa jornada e as características da Governança do país, o IBGC-RS promove no dia 19 de novembro, em Porto Alegre, uma palestra com Peter H. Dehnen, presidente do instituto alemão de Governança Corporativa.

Embora seja uma economia embasada em empresas familiares, assim como no Brasil, as companhias alemãs possuem diferenças relevantes no modo de administrar. Levantamentos internacionais indicam que, das 500 maiores empresas familiares do mundo, 94 são da Alemanha, sendo 80 de capital fechado e a maioria com mais de 100 anos de existência.

Uma das principais características particulares das empresas germânicas é a presença no sistema de Governança de dois conselhos, o de Administração e o de Supervisão, este último com a coparticipação dos funcionários. O país ainda conta com o Código Único de Governança Corporativa que orienta as companhias locais na implantação e controle das melhores práticas.

Durante a palestra de Peter H. Dehnen serão discutidos temas como a Governança internacional, o sistema legal alemão e características das empresas do país.
Para associados do IBGC, a palestra é gratuita. Para se inscrever, acesse o site www.ibgc.org.br.

Anote na agenda
Palestra: Principais características da Governança Corporativa na Alemanha
Data: 19 de novembro (quinta-feira)
Horário: das 8h às 10h30
Local: Instituto Ling
Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre