IBGC realiza curso sobre Conselho Fiscal no Rio de Janeiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) promove, nos dia 26 e 27 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), o curso Conselho Fiscal – Teoria e Prática. Por meio de conteúdo objetivo, são abordados temas relacionados ao conselho fiscal, órgão relevante dentro da estrutura de controle da Governança Corporativa.

O conteúdo do curso contempla a apresentação do papel exercido pelo conselho fiscal, estudo da legislação aplicável ao órgão, debate sobre o relacionamento com o conselho de administração, além de casos práticos que envolvem o exercício da função do profissional da área.

Direcionado a membros de conselhos (de administração, fiscal e consultivo), acionistas, empresários, investidores e profissionais interessados nas boas práticas de Governança Corporativa, o curso também aplica créditos ao Programa de Educação Continuada do CRC e de Certificação de Conselheiros pelo IBGC.

Realizadas das 8 horas às 17h30, as aulas serão ministradas por profissionais renomados do setor. Veja abaixo o perfil dos instrutores: 

Carlos Sá: Graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e pós-graduado em Finanças pela PUC–RJ, é sócio-diretor da CS Consult, consultoria em gerenciamento de riscos corporativos. Na KPMG atuou em auditoria de demonstrações financeiras de empresas nacionais e internacionais. É diretor em Internal Audit, Regulation and Compliance Services envolvendo avaliação de riscos e auditoria interna, avaliação de riscos estratégicos e operacionais e Governança Corporativa. Foi controller na Det Norske Veritas e Schlumberger, diretor financeiro na Castrol e Sobremetal e diretor de Riscos e Auditoria Interna na Net. É professor do MBA da FAAP e membro do IBGC, ANEFAC e Ibracon. 

João Laudo de Camargo: Advogado pela PUC-RJ e mestre pela George Washigton University. Atua há mais de 30 anos na área de direito empresarial. Foi procurador do município do RJ, diretor da CVM e diretor jurídico da BNDESPAR. Atualmente, é procurador do Estado do RJ e sócio da Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados Associados. É professor da COPPEAD, da Escola Superior de Advocacia Pública e Fundação do Estado do Rio de Janeiro e da FGV-RJ. 

João Verner Juenemann: Contador pela PUC/RS, administrador e pós-graduado em auditoria pela UFRGS. Ex-presidente e membro vitalício do Conselho Consultivo do CRCRS e do Conselho Federal de Contabilidade. Sócio sênior da Juenemann & Associados Auditores e Consultores, desde 1977. Conselheiro de administração e fiscal de empresas públicas e privadas nos últimos 25 anos. Atualmente, é membro do conselho de administração do Banrisul e da DHB Ind. e Comércio S.A., coordenador do comitê de auditoria da Tupy S.A., membro do conselho fiscal de empresas da Rede Plaza de Hotéis e da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos. Conselheiro do IBGC (2005 e 2006 a 2007) e palestrante em cursos abertos e fechados do IBGC, desde 2004. 

Marco Antonio Horta: Economista, com mestrado em finanças e investimentos pela Universidade de Exeter – Inglaterra. Foi gerente da área de investimentos da Previ e estruturou a área de compliance da Petros, onde gerenciou, também, a área de análise de investimentos. Foi membro do conselho de administração e fiscal de diversas empresas. Atualmente, exerce a função de diretor de Operações Financeiras da Gobex S/A. 

Ricardo Câmara Leal: Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ. Foi professor da Georgetown University e da University of Nevada. É coautor de vários livros e artigos em finanças e governança corporativa e membro do corpo editorial de publicações acadêmicas. Foi consultor da Charles Schwab, do Banco Mundial, do BID, da ANP, da Petrobras, entre outros. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Finanças e diretor do COPPEAD, onde é professor titular da área de finanças. 

Serviço: Curso Conselho Fiscal – Teoria e Prática

Data: 26 e 27 de abril (terça e quarta-feira)

Local: Novotel Rio de Janeiro Santos Dumont

Endereço: Av. Marechal Câmara, 300 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Horário: das 8h às 17h30