IBGC promove 11º Congresso Internacional de Governança Corporativa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, evento discutirá o tema Internacionalização, Convergência de Práticas de Governança e Mudanças Regulatórias

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realiza, nos dias 25 e 26 de outubro, o 11º Congresso Internacional de Governança Corporativa. A cidade do Rio de Janeiro (RJ) sediará pela primeira vez o evento, quando o Instituto comemorará 15 anos de sua fundação. Nesta edição, será discutido o tema Internacionalização, Convergência de Práticas de Governança e Mudanças Regulatórias.

A escolha do tema reflete o atual momento do IBGC e do País. O Instituto é, hoje, o Centro de Excelência em Governança para a América Latina e África Portuguesa por meio do Fórum Global de Governança Corporativa (GCGF, em inglês). O Brasil também vive um importante momento por conta das regulamentações do mercado de capitais desenvolvidas no País em meio à crise.

Neste cenário, o Congresso busca aprofundar a discussão sobre as novidades em Governança Corporativa. O evento contará com suas tradicionais sessões, somadas a quatro simultâneas, e será iniciado com um debate sobre as mudanças normativas no Brasil e a tendência de convergência às práticas internacionais. Os modelos internacionais de Governança em vigência, atrelados às recentes alterações nas práticas, integram a segunda sessão.

Os congressistas acompanham, ainda no primeiro dia, a relação das empresas familiares brasileiras com investimentos no exterior, evidenciada em razão das mudanças regulatórias internacionais e das tendências de convergência. A última sessão do primeiro dia do evento destacará as tendências atuais em Governança Corporativa.

No segundo dia, durante a primeira sessão, serão analisadas e debatidas as peculiaridades e similaridades das práticas de Governança entre os países integrantes do BRIC, evidenciando aprendizados e parâmetros de atuação para a realidade nacional. Em seguida, os congressistas participarão de debate sobre as mudanças proporcionadas pelo IFRS (International Financial Reporting Standards) e pela integração de relatórios financeiros e não-financeiros. Esta sessão abordará, ainda, a busca por transparência, um dos principais objetivos de diferentes tipos de organizações.

A última sessão do Congresso destacará os obstáculos enfrentados em termos de legislação, cultura e forma de fazer negócio. Serão analisadas, também do ponto de vista financeiro, questões ligadas às práticas de Governança Corporativa.

Durante todo o Congresso, serão debatidas questões como as movimentações e consequências da crise econômica nos países desenvolvidos e suas diversas jurisdições. Além disso, o evento discutirá a influência da movimentação dos mercados e das leis do exterior no Brasil.

Para conduzir as atividades do Congresso, o IBGC convidou profissionais com vasta experiência no mercado. Entre os nomes confirmados, estão Sean Harrigan, vice-presidente do Conselho de Administração da Global Reporting Initiative (GRI); Simon Wong, professor da Northwestern University School de Chicago, nos Estados Unidos; Armínio Fraga, presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa; Maria Helena Santana, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Alfredo Setúbal, vice-presidente do Itaú Unibanco; e Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da Odebrecht S.A., holding do Grupo Odebrecht.

 Cursos pré-congresso – No primeiro dia do evento, ainda no período da manhã, serão realizados quatro seminários pré-congresso, com quatro horas de duração cada. Os cursos são um adicional ao Congresso e terão os seguintes temas centrais: Governança em cooperativas, Conselheiro independente de empresas familiares, Governança em empresas estatais e Casos de Governança Corporativa.

 Sessões simultâneas – No segundo dia do evento acontecem também quatro sessões simultâneas sobre Responsabilidade dos Administradores e Business Judgement Rule no Brasil, Nova Regulamentação (Instruções 480, 481, 361), Governança em Fundos de Investimentos e Adoção de Práticas Diferenciadas por Empresas Não-Listadas. Cada tema será abordado durante aproximadamente uma hora. Em seguida, os participantes de todas as sessões se reunirão e quatro relatores, que participaram das sessões, falarão sobre os assuntos abordados em cada uma delas.

Serviço: 11º Congresso Internacional de Governança Corporativa

Data: 25 e 26 de outubro (segunda e terça-feira)

Local: Sheraton Rio Hotel & Resort Leblon

Endereço: Avenida Niemeyer, 121 – Leblon · Rio de Janeiro – RJ

Horário: 12h às 22h, no dia 25/10, e 8h às 17h30, no dia 26/10

Informações pelos telefones: (11) 3043-7009 / 3043-7015

Valores: Associados IBGC: R$ 1.990 / Não-associados: R$ 2.800