IBGC disponibiliza para audiência pública o Guia de Boas Práticas para Organizações do Terceiro Setor

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Interessados podem colaborar com o conteúdo do documento até 15 de junho

Está aberta a audiência pública que discutirá o futuro do Guia de Boas Práticas para Organizações do Terceiro Setor: Associações e Fundações, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Os interessados em colaborar com o conteúdo da publicação têm até o dia 15 de junho para enviarem suas considerações.

O principal intuito desse documento é debater as melhores práticas de Governança em organizações do terceiro setor, que, embora privadas, possuem objetivos estatutários de interesse público ou associativo, com atividades voltadas para a promoção humana e o bem-estar social.

No Brasil, há dois tipos de organizações de terceiro setor, por associação e fundação. A primeira se caracteriza pela união de pessoas em prol de uma causa sem fins lucrativos. Já as fundações são instituídas a partir de um patrimônio destinado a uma causa de interesse público, também sem fins lucrativos.

A minuta do material elenca as peculiaridades mais relevantes dessas organizações e as ambienta nas melhores práticas de Governança, com o fim de contribuir para uma gestão de excelência com transparência, equidade e prestação responsável de contas.

O Guia foi desenvolvido pelos membros da Comissão de Terceiro Setor do IBGC, resultado do trabalho feito nos últimos anos. O texto ainda está sujeito a alterações e passará também por revisão gramatical, de estilo e consistência interna. Para acessar o documento, clique aqui.