IBGC anuncia vencedoras da 7ª edição do Prêmio de Governança Corporativa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Paranapanema e Trip Linhas Aéreas foram  as empresas premiadas

          O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) revelou, durante um almoço nesta quinta-feira (24), as empresas vencedoras da 7ª edição do Prêmio de Governança Corporativa.

“Estamos muito satisfeitos com a qualidade dos materiais inscritos e entusiasmados em ver avanços nos processos de Governança Corporativa dentro das organizações. Temos duas empresas recebendo a premiação pela primeira vez o que demonstra o interesse das companhias pelas boas práticas”, afirma Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC.

A premiação  incluía as categorias “Empresas Listadas” e “Empresas Não Listadas”, onde foram  avaliadas a evolução das companhias nos últimos três anos (2008-2011) a partir do conceito “Governança como Jornada”.

A vencedora da categoria Empresas Listadas em 2011 foi a Paranapanema, organização brasileira produtora de cobre. Entre as ações que motivaram a premiação destacam-se a conversão de ações preferenciais em ordinárias (mesmo não estando no Novo Mercado), a conversão de ações na proporção 1:1, a criação de comitês, inclusive de auditoria, além de ações como melhorias no site de RI e desenvolvimento de um Manual de Assembleias.

Já a Trip Linhas Aéreas ganhou na categoria Empresas não Listadas pelo destaque em ações como previsões formais para situações de conflito de interesses, aumento do número de conselheiros independentes (atingindo 25% do total ), criação de comitês e pela análise anual das transações com partes relacionadas.