Hanesbrands trabalha para tornar-se empresa verde

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Inserida em um contexto mundial de preocupação com a sustentabilidade e desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos, a Hanesbrands comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)  trabalhando para ser tornar uma empresa verde. A companhia vem investindo em iniciativas que, além de reduzir custos, contribuem para preservação ambiental.

Implantado em 2009, o projeto que visa a utilizar sustentavelmente a água é uma das iniciativas da Hanesbrands neste sentido. O programa reaproveita a água para limpeza, jardinagem e descargas dos banheiros. De acordo com José Márcio de Gobi, Risk Management da Hanesbrands, além da Estação de Tratamento Efluente (ETE), que opera pelo método de lodos ativados e trata 100% do esgoto gerado na empresa, a companhia investiu em um sistema de ultrafiltração por membrana que tem a capacidade de filtrar até 48 mil litros de água por dia. A tecnologia está instalada na saída da ETE e consiste em um duto que filtra mecanicamente a água tratada na estação por meio de alta pressão. Atualmente, a Hanesbrands usa 67% da capacidade do aparelho durante 16 horas por dia, o que representa 650 mil litros de água filtrada e reaproveitável por mês, equivalente a 1,8 mil litros por hora, 30 litros por minuto ou 0,5 litro por segundo.

O próximo passo, de acordo com Marcio, é utilizar a água filtrada na geração de vapor da caldeira, aplicando o reaproveitamento também no processo produtivo da indústria têxtil.

Instalado em 2006, o projeto de eficiência energética em iluminação da fábrica brasileira da Hanesbrands, localizada em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, gera uma economia de 545 Mwh por ano, uma redução  de 35% nos gastos em energia elétrica de iluminação.

Parte do projeto de combate ao desperdício de energia elétrica da ANEEL, que determinou que todas as concessionárias de energia elétrica (neste caso, a AES Eletropaulo) destinassem 1% de sua receita operacional liquida em eficiência energética e em pesquisa e desenvolvimento, o programa promoveu a substituição de 100% das lâmpadas dos sistemas de iluminação interno e externo da empresa. As luminárias antigas – que internamente eram compostas por lâmpadas fluorescentes tubulares de 40 w e 110 w com  reatores eletromagnéticos, e externamente, por lâmpadas mistas de 250 w e 500 w – foram substituídas por luminárias eficientes com lâmpadas fluorescentes tubulares de 32 w e 58 w com reatores eletrônicos, na parte interna, e por lâmpadas a vapor de mercúrio de 125 w e 250 w e a vapor de sódio de 150 W, nas áreas externas.

Depois de dois anos e meio  em funcionamento, além da economia gerada e que prossegue atualmente, a Hanesbrands conseguiu devolver a verba investida pela AES Eletropaulo. “O nosso desafio de cada dia é gerar economia e custeios cada vez mais reduzidos, em busca de uma cadeia de suprimentos operando no mais baixo custo. Investir em eficiência energética foi uma alternativa naturalmente atraente, pois alcançamos este objetivo e seguimos no caminho do desenvolvimento sustentável. Desta forma, temos certeza que o meio ambiente nos “agradecerá em dividendos” por cada ação compensatória que fizemos a ele”, avalia José Ventura Vasques Jr, gerente industrial da Hanesbrands.