guide investimentos inicia operações para pessoas físicas e lança conceito inovador para o mercado financeiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa oferece assessoramento e oferta personalizada para investidores

São Paulo, 04 de novembro de 2013 – A guide investimentos inicia hoje um novo modelo de operação, adotando um conceito totalmente inovador para o mercado financeiro. Como evolução da BI&P Indusval Corretora, que possui mais de 45 anos de experiência no setor, a empresa manterá sua forte atuação na Bovespa e na BM&F para clientes institucionais e terá seu trabalho ampliado, passando a atuar na gestão de recursos para investidores pessoas físicas de alta renda. A base da guide investimentos será uma nova Plataforma de Investimentos, especialmente desenhada para pessoas que buscam realizar objetivos de vida por meio de uma experiência próxima e diferenciada, revolucionando o mercado de investimentos desse público.

“A guide investimentos surge para endereçar uma demanda do mercado brasileiro, que está carente por serviços de investimentos de qualidade, de relações próximas com o investidor, mas, sobretudo de um modelo de negócios simétrico, no qual os interesses do cliente são colocados em primeiro lugar”, afirma Jean Sigrist, sócio da guide investimentos, explicando que o nome da empresa foi escolhido por representar claramente sua proposta de valor. “Somos um guia, um orientador, um tradutor que acompanha as pessoas no caminho para uma vida financeira de realizações”, diz.

A empresa é muito mais do que uma corretora de valores e se destaca por ter dois modelos de trabalho: o convencional e o inovador. O primeiro modelo de relacionamento, para um público mais conhecedor do mercado financeiro, tem os investidores escolhendo os produtos e montando suas próprias carteiras. O modelo inovador tem uma consultoria especializada na análise e oferta de carteiras customizadas para cada cliente, devolvendo aos clientes comissões e taxas de corretagem. Esta proposta, única no mercado, elimina eventuais conflitos de interesse e permite que, de fato, sejam oferecidos produtos mais adequados para cada perfil de investidor.

A Plataforma de Investimento da guide engloba consultoria e aconselhamento de investimentos, oferta de produtos selecionada por analistas e economistas, conteúdos e inteligência financeira, além de uma oferta sob medida para cada cliente. A guide tem um portfólio completo de produtos, que inclui fundos de investimentos, renda fixa, crédito, fundos imobiliários, fundos de previdência, produtos estruturados, ações, mercado futuro e commodities. Por meio de ferramentas especiais de análise de perfil, a guide irá oferecer essa gama de produtos conforme o momento de vida, as expectativas e interesses de cada cliente. O novo modelo de alocação de recursos compatibiliza as necessidades dos investidores com características de aplicação dos produtos como valores mínimos de investimento, prazos de resgate entre outros.

A guide investimentos foi concebida a partir do conceito de Design Thinking (metodologia de inovação), em conjunto com a empresa californiana frog design que idealizou a experiência digital internacional da Apple. Sua proposta de valor é única: reúne o que há de mais moderno no mercado e que atualmente só é oferecido para ultra ricos. O modelo de negócios é resultado de um extenso trabalho de pesquisa junto a diversos públicos de interesse e formadores de opinião da cadeia de valor do setor financeiro, obtido a partir de mais de 16 mil quilômetros de viagens em todo Brasil e no exterior, 100 horas de entrevistas e mais de 1.300 ideias.

Como resultado deste processo foi construída uma plataforma operacional para Assessores de Investimento que, além de fornecer produtos e ferramentas transacionais, possui um grande componente informacional e de gestão. “Percebemos que os Assessores de Investimento gastavam muito tempo com questões administrativas e que não têm a ver com clientes, o que prejudica a qualidade do atendimento e o crescimento de sua carteira de negócios. Desenvolvemos, então, um conjunto de ferramentas de gestão que otimiza o tempo das pessoas e, ainda, permite que assessores tenham controles gerenciais e de performance muito robustos”, explica Jean Sigrist.

Outro destaque é a clareza com que todo o processo é conduzido, com aconselhamento muito próximo do cliente e um modelo de valor compartilhado, com precificação justa e transparente, na qual as receitas da empresa dependem do sucesso da carteira elaborada para cada investidor. “Nossa remuneração está ligada exclusivamente à nossa competência em criar uma carteira de investimento que traga rentabilidade para nossos clientes e que seja livre de incentivos ou comissões sobre venda de produtos financeiros. Seremos bem-sucedidos quando nossos clientes forem bem-sucedidos”, explica Sigrist.

Em busca de uma relação alinhada com os objetivos de vida dos clientes, a guide investimentos desenvolveu um processo diferenciado para determinar quem as pessoas são como investidoras (DNA do Investidor) não só olhando seu viés de risco, mas também comportamental, fugindo completamente dos modelos de “suitability” utilizados atualmente no mercado. A oferta é feita com base em uma metodologia de finanças comportamentais, garantindo carteiras personalizadas para cada perfil. Esse trabalho foi concebido em conjunto com o Instituto de Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A guide investimentos acredita que transformar informação em conhecimento é fundamental para que os clientes invistam com segurança e tranquilidade. Por isso, todas as ferramentas de apoio e de relacionamento com os investidores permitem uma experiência única, com atendimento personalizado e amigável por meio de Site, Plataforma de Investimento, Portal do Investidor, Ferramentas, Cadastro Automático, entre outros canais. Essa mesma plataforma funciona como suporte para toda a atividade interna da guide, permitindo que Assessores de Investimentos possam compartilhar da mesma facilidade que os clientes e ter as informações em tempo real.

A guide investimentos tem como acionistas o Banco BI&P e os executivos Aline Sun, Alexandre Atherino, Jean Sigrist e Marcelo Macedo. Além disso, tem o fundo Warburg Pincus como um investidor estratégico. O Warburg Pincus é um dos grandes líderes globais em Private Equity, com gestão demais de US$ 35 bilhões em ativos. Seu primeiro investimento no setor financeiro brasileiro foi no ano de 2011 no Banco BI&P, comandado por Jair Ribeiro, Luiz Masagão e Manoel Felix Cintra Neto. Agora, o WP volta a investir em um novo projeto promissor. “Sem dúvida, a guide investimentos tem o modelo de negócios mais inovador do Brasil neste segmento”, diz Alain J. P. Belda – Managing Director do Warburg Pincus. Segundo ele, o Warburg Pincus acredita no modelo de negócios da guide e são investidores em empresas semelhantes em outros países. “O Brasil tem um enorme potencial para produtos e investimentos para clientes de alta renda”, diz ele.

Sobre os sócios da guide investimentos:
– Jean Sigrist: Atuou como Diretor do Banco Itaú, nos últimos 10 anos. Também foi CEO do Banco Itaú Europa Luxemburgo e Vice-Presidente da Itaú Corretora.
– Alexandre Atherino: Foi Sócio da Doria & Atherino S/A CCVM e principal executivo da Fator Corretora, a maior corretora do Brasil na época. Também foi Sócio do Banco Fator e membro de diversos comitês da Bovespa.
– Marcelo Macedo: Foi Superintendente de Operações do BTG Pactual, Diretor de Operações do Itaú Private Bank, além de fundador e CEO do terceiro maior site de compras coletivas do Brasil (Click-On).
– Aline Sun: Atuou como Superintendente de Fund of Funds do Banco Itaú, sendo responsável pela gestão de R$ 25 bilhões em ativos.