Grupo Microsom participa de mais uma edição da Reatech

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa de soluções auditivas e tecnologia para o tratamento da gagueira apresentará aparelhos inovadores para deficientes auditivos e portadores de disfluência

O Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil e distribuidora dos produtos da Unitron Connect, participará da IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2010). O evento será realizado entre os dias 15 e 18 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
“A deficiência auditiva é um problema que atinge cerca de 15% da população brasileira. Muitos sequer desconfiam que têm alguma perda de audição. O mesmo vale para as pessoas que gaguejam, que agora podem contar com um aparelho que auxilia no tratamento da gagueira, o SpeechEasy”, afirma o diretor comercial do Grupo Microsom, Dilson Pavezi.
Durante o encontro, a empresa apresentará sua gama de soluções auditivas e seu inédito lançamento, o Fuse. O aparelho possui uma articulação flexível que se adapta a todos os tamanhos e formatos de condutos auditivos. Sua porção maleável permite que o aparelho se acomode às curvas de cada orelha, sem a necessidade de personalização da cápsula. Além disso, serão expostos o 360TM, aparelho auditivo inteiramente digital, resistente à água e a quedas, e indicado a crianças e praticantes de atividades esportivas, e o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira e comercializado com exclusividade pelo Grupo Microsom no Brasil desde 2008. “Nosso objetivo na Reatech 2010 é apresentar aos visitantes nossa linha completa de aparelhos auditivos, além do SpeechEasy, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com perda auditiva e gagueira”, diz Pavezi.
As fonoaudiólogas da empresa, Érica Ferraz e Patrícia de Rissio, apresentarão, respectivamente, a palestra informativa “Soluções Tecnológicas para Gagueira e para Problemas Auditivos”, no dia 15 de abril, no auditório 6 da Reatech.

Fuse
O Fuse conta com uma articulação flexível e anatômica que se adapta a todos os tamanhos e formatos de condutos auditivos. Sua porção maleável permite que o aparelho se acomode às curvas de cada orelha, sem a necessidade de realizar a pré-moldagem e a personalização da cápsula.
O aparelho possui um tamanho reduzido em comparação aos já existentes no mercado, tornando-se praticamente invisível no ouvido. Seu formato permite, ainda, que o conduto seja ventilado por meio de uma abertura especial, que proporciona uma amplificação confortável e natural do som.         
“Um dos diferenciais do Fuse é que esse aparelho deve ser inserido dentro do canal auditivo, porém não necessita ser confeccionado com base no molde da orelha do usuário, o que facilita a aquisição do produto pela pessoa com deficiência”, diz a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
Por meio do link http://www.youtube.com/watch?v=4SjaHMCe_jY é possível acompanhar parte das vantagens e funcionalidade do Fuse.

Sobre o 360™
 O 360™, que se destaca pela resistência à umidade e a impactos, permite ao paciente acessar pistas de consoantes e vogais para aumentar a nitidez de fala e compreensão, mantendo, ao mesmo tempo, a percepção dos sons do ambiente.
O aparelho passou por rigorosos testes de laboratórios e foi constatado que suas funções permanecem as mesmas após se expor a níveis significativos de umidade, pó e detritos, além de variações extremas de temperatura. Estas vantagens devem-se ao fato de o aparelho ter sido elaborado em formato “L” e ter um forte componente de vedação.
Neste contexto, outro diferencial do modelo 360™ consiste em um programa automático excepcional, o autoPro2™, que otimiza a audibilidade para dois ambientes sonoros diferentes: silêncio e ruído. Os dois destinos dentro do programa automático referem-se a objetivos distintos de amplificação sonora, usando recursos independentes que podem ser aplicados de forma diferente em cada ambiente. Para locais silenciosos, o objetivo é proporcionar audibilidade máxima sem considerar fontes de ruído de fundo, que atrapalham o usuário. Em ambientes ruidosos, a tecnologia emprega uma estratégia de recursos adaptativos adicionais para compensar a interferência de ruídos de fundo.
A tecnologia também detecta o movimento de um usuário que vai de um ambiente silencioso para outro ruidoso. A partir daí, ajusta automaticamente o aparelho auditivo para o destino sonoro mais adequado para o momento.
A apresentação do aparelho está disponível no canal de vídeos do Grupo Microsom no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=qXvPf7a3vTg e http://www.youtube.com/watch?v=RpNZ1Be1Ez4
 
SpeechEasy
O SpeechEasy, comercializado pelo Grupo Microsom, é o único aparelho disponível no Brasil que auxilia o tratamento da disfluência. Trata-se de um dispositivo portátil, usado na orelha e confeccionado de forma personalizada para cada usuário. O objetivo dele é reproduzir o efeito coro, por isso é utilizado na orelha.
“O efeito coro é um fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas. Ele ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a gagueira. O SpeechEasy, por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, fornece a sensação da pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando o efeito coro, que reduz a gagueira”, explica a fonoaudióloga responsável pelo aparelho, Érica Ferraz.
O SpeechEasy é um tratamento possível, que une tecnologia avançada e conforto para a pessoa que gagueja, mas deve ser utilizado em combinação com tratamento fonoaudiológico especializado para que seu benefício seja otimizado.

Números relacionados à deficiência auditiva
Segundo o Censo 2000 do IBGE, aproximadamente 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total do Brasil, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. Deste total, mais de 5 milhões apresentaram deficiência auditiva, sendo cerca de 3 milhões de homens e quase 2,8 milhões de mulheres. Entre todos os brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 42 milhões de pessoas acima de 3 anos de idade são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. Ainda segundo números da OMS (1994) e do Censo 2000, a deficiência auditiva no Brasil ocupa o terceiro lugar entre todas as deficiências do País, representando 16,7% do total da população que tem algum tipo de deficiência.
A presbiacusia, perda auditiva devido à idade, é a principal causa de deficiência auditiva nos idosos, uma incidência de cerca de 30% na população com mais de 65 anos de idade.

Números relacionados à gagueira
De acordo com o IBGE, a população brasileira é de 192 milhões de pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, 9,5 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, 1,9 milhão de brasileiros gaguejam há muitos anos de forma persistente, crônica. Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.

Serviço

IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2010)
Endereço: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Datas: De 15 a 18 de abril
Horários: Quinta e sexta-feira, das 13h às 21h, sábado e domingo, das 10h às 19h
Stand do Grupo Microsom: Rua 600, E80 e E81
           
Palestra do Grupo Microsom
“Soluções Tecnológicas para Gagueira e para Problemas Auditivos”
Palestrantes: Érica Ferraz e Patrícia de Rissio – fonoaudiólogas do Grupo Microsom
Data: 15 de abril
Horário: 18h
Local: Auditório 6