Grupo Microsom lança novo aparelho auditivo 360™

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O modelo, inteiramente digital e indicado a crianças e praticantes de atividades esportivas, é resistente à água e a quedas. Além disso, está disponível no mercado em cinco cores: roxo, azul, prata, preto e tom da pele

        

O Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do País, lança no Brasil o aparelho auditivo 360™, que se destaca pela resistência à umidade e a impactos. Além disso, permite ao paciente acessar pistas de consoantes e vogais, mantendo, ao mesmo tempo, a percepção dos sons do ambiente.

“Comprovamos que o aparelho é durável o bastante para aguentar o uso continuado e repetido de seus controles e impactos em superfícies rígidas. Por isso, é bastante indicado para crianças, atletas e pessoas muito ativas, com grau de deficiência auditiva profunda”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.

O 360™ oferece uma gama completa de inovações avançadas e projetadas para proporcionar alta performance, mesmo em ambientes com barulho e ruído intenso. O aparelho passou por rigorosos testes de laboratórios e foi constatado que suas funções permanecem as mesmas após se expor a níveis significativos de umidade, pó e detritos, além de variações extremas de temperatura. Estas vantagens devem-se ao fato de o aparelho ter sido desenvolvido a partir de tecnologias inovadoras e eficientes como a tecnologia de vedação usada pela indústria marítima.

“O grande desafio apresentado pelos casos de perda auditiva severa a profunda exige a adaptação a uma maneira nova de ouvir, pois os usuários precisam de amplificação sonora e de um aparelho que seja capaz de suportar a demanda do dia a dia. Com um design superior e testes rigorosos, o 360™foi desenvolvido para permitir que pacientes com grandes necessidades permaneçam conectados com o mundo à sua volta e com as atividades que lhes agradam”, completa a fonoaudióloga.

Neste contexto, outro diferencial do modelo 360™ consiste em um programa automático excepcional, o autoPro2™, que otimiza a audibilidade para dois ambientes sonoros diferentes: silêncio e ruído. Os dois destinos dentro do programa automático referem-se a objetivos distintos de amplificação sonora, usando recursos independentes que podem ser aplicados de forma diferente em cada ambiente. Para locais silenciosos, o objetivo é proporcionar audibilidade máxima sem considerar fontes de ruído de fundo, que atrapalham o usuário. Em ambientes ruidosos, a tecnologia emprega uma estratégia de recursos adaptativos adicionais para compensar a interferência de ruídos de fundo.

O autoPro2™ reconhece a mudanças do ambiente sonoro, do silêncio para o ruído (e vise-versa). A partir daí, ajusta automaticamente o aparelho auditivo para a regulagem mais adequada para o momento.

O aparelho foi projetado nesta plataforma, composta de diversas tecnologias, justamente por lidar com pacientes com perdas auditivas de grau bastante avançado. Estes usuários necessitam, muitas vezes, concentrar toda sua atenção na tarefa de ouvir e estão acostumados a prestar atenção aos elementos visuais à sua volta, como mudanças na linguagem corporal, expressões faciais e dicas de leitura orofacial.

Outro diferencial do 360™ é a variedade de cores do aparelho. Muitos jovens, adultos e até mesmo crianças gostam de combinar acessórios com as roupas e calçados. Agora também é possível escolher o aparelho auditivo de acordo com a cor preferida ou que melhor se identifica com a personalidade e o visual de cada um. Pensando neste público e seguindo uma tendência internacional, o 360™ foi produzido em diferentes cores: roxo, azul, prata e preto, além da tradicional cor da pele. “Nos EUA, no Canadá e em alguns países da Europa, é muito comum ver jovens usando aparelhos auditivos coloridos e assumindo a deficiência auditiva. Estamos trazendo esta moda ao Brasil”, diz Maria do Carmo.

 

 

Números relacionados à deficiência auditiva

Segundo o Censo 2000 do IBGE, aproximadamente 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total do Brasil, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. Deste total, mais de 5 milhões apresentaram deficiência auditiva, sendo cerca de 3 milhões de homens e quase 2,8 milhões de mulheres. Entre todos os brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 42 milhões de pessoas acima de 3 anos de idade são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. Ainda segundo números da OMS (1994) e do Censo 2000, a deficiência auditiva ocupa o terceiro lugar entre todas as deficiências no Brasil, representando 16,7% do total da população que tem algum tipo de deficiência.

A presbiacusia, perda auditiva devido à idade, é a principal causa de deficiência auditiva nos idosos, uma incidência de cerca de 30% na população com mais de 65 anos de idade.