Grupo Airbus seleciona Dassault Systèmes para gerenciar fabricação de helicópteros

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Solução “Build to Operate” melhora processos, produtividade e rentabilidade

A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projeto 3D, 3D Digital Mock Up and Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que a Airbus Helicopters, divisão do Grupo Airbus, escolheu sua solução “Build to Operate” para obter mais eficiência e rentabilidade no gerenciamento da fabricação de helicópteros.

A Airbus Helicopters é líder mundial na fabricação de helicópteros civis e militares. Recentemente, a empresa implantou um plano global para atender melhor aos clientes por meio da substituição de sistemas de operação com recursos digitais mais atualizados. A Airbus Helicopters procurava por um planejamento poderoso e uma solução de chão de fábrica que pudesse reduzir o tempo de colocação no mercado e melhorar a eficiência operacional das aeronaves.

A solução “Build to Operate” foi criada especialmente para a indústria Aeroespacial e Defesa e conta com o aproveitamento do portfólio de fabricação DELMIA Apriso. Com o “Build to Operate”, a Airbus Helicopters pode monitorar, controlar e validar todos os aspectos das operações de fabricação com precisão digital – desde processos replicáveis e sequências de produção até o fluxo de entregas da cadeia de abastecimento.

A empresa pode virtualmente modelar, planejar, executar e compartilhar melhores práticas, processos e produtos em termos de design, engenharia, fabricação e entrega dos helicópteros. Com simulação de processos e a validação em um ambiente de produção virtual, a empresa pode definir e implementar práticas enxutas de manufatura para melhorar o desempenho do programa.

“Adotamos a ‘Build to Operate’, da Dassault Systèmes, para melhorar a fabricação de nossos programas de helicópteros. Com a solução, podemos otimizar o nosso tempo de espera e melhorar a eficiência operacional, uma importante vantagem competitiva, uma vez que as encomendas de novas máquinas estão aumentando progressivamente”, afirma Jean-Luc Sturlèse, Vice-Presidente de Produção e Gestão de Fluxos da Airbus Helicopters.

A produção global, a qualidade, o trabalho e as cadeias de fornecimento – que operavam em silos – agora estão sincronizados com um fluxo coordenado de dados. A partir da terceirização de componentes básicos e submontagem para a linha de montagem final, uma plataforma digital comum fornece visibilidade em tempo real e controle para otimizar os processos de negócios. As fábricas digitais analíticas permitem a Airbus Helicopters avaliar o impacto das mudanças de engenharia e resolver rapidamente problemas de produção.

“Os helicópteros Airbus são máquinas altamente intrincadas que necessitam de fabricação com precisão e apoio de um complexo conjunto de fornecedores e propriedade intelectual. Com o ´Build to Operate’, fornecemos à Airbus Helicopters continuidade digital em toda a fabricação, começando com o controle de operações por meio da execução no chão de fábrica, para impactar positivamente a sua linha de fundo”, afirma Michel Tellier, Vice-Presidente da Indústria Aeroespacial e Defesa da Dassault Systèmes.

Para mais informações sobre a experiência de soluções industriais da Dassault Systèmes para o setor Aeroespacial e Defesa, acesse o site http://www.3ds.com/industries/aerospace-defense.