Gartner indica sete maneiras para apoiar as equipes de TI a pensarem estrategicamente

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

 

Líderes de Infraestrutura e Operações de TI (I&O) podem utilizar as recomendações do Gartner para tornar suas decisões mais assertivas sobre a evolução das plataformas digitais

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, anuncia previsões de uso de tecnologias que acompanhem o ritmo dos grandes centros urbanos e dos negócios. As cidades continuarão sendo os locais mais procurados para se viver. De acordo com as Nações Unidas, enquanto a população mundial continuará crescendo nos próximos 30 anos, a população urbana aumentará de forma muito mais rápida. Em 1950, 30% das pessoas viviam em cidades e, até 2050, estima-se que esse número deverá aumentar para 66%. O Gartner alerta que, apesar de o crescimento das megacidades ter impactos ainda maiores em todos os aspectos dos negócios, é necessário que as equipes de Infraestrutura e Operações de TI (I&O) reconsiderem a escolha dos locais para seus Data Centers.

Até pouco tempo, a maioria das discussões sobre um novo Data Center tinham como enfoque as tendências tecnológicas e o que era mais útil para o negócio. “Analisar megatendências é um exemplo de como começar uma abordagem ‘de fora para dentro’ e, a partir disso, desenvolver uma estratégia de Infraestrutura e Operações de TI que examine a tecnologia por último, e não como primeiro item”, explica Andrew Butler, Vice-Presidente e Analista Emérito do Gartner.

Acompanhar tendências sobre estratégias que apoiam a Infraestrutura de TI são constantes requisitos para os gestores e especialistas tecnológicos. Desafios e inovações tecnológicas serão discutidos durante a Conferência Gartner de Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2018, que ocorre nos dias 03 e 04 de abril, no WTC Sheraton Hotel, em São Paulo.

O Gartner alerta os líderes de I&O para repensarem a maneira como trabalham. Em resumo, as equipes de Infraestrutura e Operações de TI necessitam pensar de maneira mais estratégica. É vital que eles não estejam apenas prontos para ajudar a implementar uma nova direção corporativa, antes que a concorrência o faça, mas também criem Data Center ágeis e uma infraestrutura que seja robusta o suficiente para lidar com a enorme variedade de demandas futuras.

As equipes de I&O devem estudar e entender as tendências que estão mudando as suas indústrias e as suas empresas, e analisar como isso afetará o planejamento de TI nos próximos anos. Ao banir o pensamento repetitivo e enfatizar as inter-relações, eles podem explorar novas maneiras de implementar e gerenciar componentes de TI como parte de um contexto mais amplo.

Para analisar esse cenário, o Gartner indica sete princípios que ajudarão os times de Infraestrutura e Operações de TI (I&O) a se tornarem mais conscientes do amplo cenário ao tomar suas decisões em projetos de TI. As dicas também vão ajudar as empresas a serem mais estratégicas ao discutir diferentes opções de como configurar e gerir o Data Center e as Operações de TI com a equipe de Tecnologia da Informação e de Negócios:

– Pense de maneira muito crítica e certifique-se de ter uma compreensão total do problema antes de tomar a decisão, e permaneça perguntando o porquê dessa situação até achar a resposta correta. Assegure que as decisões tomadas sejam comunicadas facilmente.

– Quantifique, mesmo o que não pode ser quantificado e analise o custo total de propriedade e o fluxo de caixa descontado para ir além de apenas avaliar os aspectos técnicos de qualquer investimento ou decisão. Para questões que não sejam quantificadas, aplique uma análise de classificação ponderada de múltiplos níveis.

– Prefira trabalhar de cima para baixo ao invés de baixo para cima para criar uma hipótese sobre adequação de qualquer decisão, depois teste e modifique-o sistematicamente, conforme mais análises sejam realizadas e mais fatos sejam revelados.

– Trabalhe “de fora para dentro”: a tecnologia deve vir por último e não como primeiro para analisar como as megatendências, a estratégia corporativa e a direção da empresa, assim como a maneira como os papéis estão mudando para implementar a estratégia que estão definindo as decisões tecnológicas. Como resultado, a tecnologia deve ser examinada por último ao invés de primeiro lugar.

– Integre e sistematize soluções as inter-relações de ênfase, pensando no “sistema” em primeiro, enfatizando a funcionalidade, integração e inter-relações de componentes em um Data Center. Isso tornará com que seja muito mais provável a produção de uma solução ágil, ao invés de uma com componentes de alta qualidade.

– Tenha uma visão longínqua, rapidamente, e desenvolva rapidamente um plano estratégico de alto nível e um mapa de roteiro (idealmente em um dia). Isso fornecerá uma estrutura estratégica para testar e redefinir.

– Faça contato: colabore e comunique em uma base contínua, oferecendo boas-vindas a todos. Quanto mais pontos de vista pode atrair, mais é possível comparar orientações para chegar à solução correta. Articule sua posição claramente, de maneira sucinta e com maior impacto visual.

As inscrições para a Conferência Gartner de Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2018 podem ser realizadas pelo e-mail: [email protected], telefone: (11) 5632-3109 ou site: gartner.com/br/datacenter. Mais informações no site: www.gartner.com/events/pt/la/data-center.