Gartner identifica Cloud Computing como prioridade dos CIOs em 2011

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pesquisa do Instituto revela ranking de dez prioridades nos segmentos de negócios, estratégicas de TI e de tecnologia, escolhidas por mais de dois mil executivos no mundo

Para auxiliar o crescimento e competitividade das companhias ao redor do mundo, o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e supply chain, divulga globalmente as tecnologias e tendências de negócios detectadas pelos CIOs. A pesquisa, que deu origem ao relatório entitulado “Reimagining IT: The 2011 CIO Agenda”, foi realizada entre setembro e dezembro de 2010, com os principais executivos das áreas de TI de 2014 companhias dos setores corporativo e público, em 50 países. Ao todo, estas empresas apresentam faturamento mundial de US$ 160 bilhões.

Entre as maiores prioridades nos negócios, ao todo dez, os executivos elegeram, nesta ordem: crescimento da empresa, atrair e reter novos clientes, redução de custos, criação de novos produtos e serviços (inovação), melhoria de processos de negócios, implementação e atualização de aplicativos de negócios, melhoria das infraestrutura técnica, eficiência da empresa, operações e continuidade do negócio de risco e segurança. Já as dez prioridades tecnológicas são: Cloud Computing, Virtualização, Tecnologias Móveis, Gerenciamento de TI, Business Inteligence (BI), Rede de voz e comunicação de dados, Aplicações Corporativas, Tecnologias Colaborativas, Infraestrutura e Web 2.0.

Neste panorama, os CIOs esperam adotar os serviços na nuvem de dados de forma mais rápida que o esperado. Atualmente, 3% das corporações possuem a maioria da sua TI no Cloud Computing. Porém, ao longo de quatro anos, os CIOs acreditam que este número aumente para 43%.

 “A realidade demonstrada no relatório do Gartner traz à tona a urgência e a importância de se adotar uma nova infraestrutura e operações tecnológicas, principalmente baseadas em serviços de Cloud Computing e virtualização. Por este motivo, ambas as tecnologias foram destacadas pelos CIOs como prioridade para 2011, até mesmo porque são meios viáveis em prol da redução de custos em TI”, explica a vice-presidente do Programa Executivo do Gartner para a Amélica Latina, Ione de Almeida Coco.