Gartner diz que Google Gmail é alternativa viável para a Microsoft no mercado de email empresarial

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento de TI, anuncia que o Gmail Empresarial do Google vive um bom momento e agora, após estar disponível no mercado há cinco anos, apresenta-se como uma alternativa viável para o Microsoft Exchange Online e para outros serviços de correio eletrônico oferecidos por meio de soluções de Cloud Computing (computação na nuvem).
Para o Gartner, o email na nuvem está ainda apenas começando, com 3% a 4% do mercado geral de email empresarial, mas é uma indústria em crescimento e chegará a 20% do mercado até o final de 2016, e a 55% até de 2020. Nesse cenário, o Gmail deve ser considerado um provedor de email em nuvem do mainstream. Embora sua participação na área empresarial esteja flutuando em cerca de 1% atualmente, o Gmail possui quase a metade dos emails empresariais disponibilizados em Cloud Computing.
O Gartner acredita que esse mercado de email terá muitas movimentações nos próximos anos e, por conta disso, irá discutir o tema durante o Gartner Symposium ITxpo 2011, a maior conferência do Gartner no País e que acontecerá de 25 a 27 de outubro, em São Paulo. Para os analistas, além do Microsoft Exchange, o Google Gmail é o único sistema de email que prosperou no mercado empresarial nos últimos anos. Outros provedores de email — como Novell GroupWise e IBM Lotus Notes/Domino — perderam seu momento no mercado, a Cisco encerrou seu esforço de email na nuvem e, somente agora, o Zimbra, da VMware, está começando a redirecionando seu foco para as empresas.
Os analistas concordam que a jornada do Google ainda não está completa. O Google foca em capacidades que terão a maior absorção no mercado. Grandes organizações, com exigências complexas de email, como instituições financeiras, reportam que o Google resiste às solicitações de recursos adicionais, alegando que seriam aplicáveis apenas em um segmento pequeno de seus clientes. Os bancos, por exemplo, podem exigir capacidades que são improváveis de ser implementadas pelo Google, no Gmail.
Embora o Google seja bom em assumir diretrizes e fazer inputs em recursos para o usuário final, as empresas questionam a capacidade de ajustes de recursos de retaguarda, fundamentais para elas. Grandes integradores de sistemas e organizações reportam que a falta de transparência do Google, tais como continuidade, segurança e conformidade, também podem vir a impactar acordos futuros.
Para o Gartner, email não é uma commodity, e o email em nuvem ainda está em fase de maturação. Seus analistas acreditam que, para a maioria das organizações, fazer mais um upgrade localmente, que seria feito até 2014, é a abordagem mais prudente. Uma abordagem menos arriscada para o email em nuvem seria através de uma implementação híbrida, onde algumas caixas de email ficariam na nuvem e outras, instaladas localmente. Esse modelo híbrido agrada a Microsoft, em virtude de seu grande domínio no mercado de email local.
A intensa concorrência entre Microsoft e Google vai fortalecer as duas empresas e vai permitir que elas utilizem suas experiências em Cloud Computing em outros esforços na área empresarial. A rivalidade vai fazer com que seja difícil para outros fornecedores competir diretamente no espaço de email em nuvem.
Essas e outras pesquisas serão apresentadas no Gartner Symposium ITxpo é a maior e mais estratégica conferência da indústria de TI, que oferece aos líderes uma visão estratégica do futuro do mercado de tecnologia. Para mais de 10.000 profissionais de TI das principais empresas do mundo, os eventos anuais do Symposium ITxpo do Gartner são componentes fundamentais para seus planejamentos anuais. Os participantes do simpósio obtêm insights sobre como suas organizações podem utilizar a tecnologia para enfrentar e solucionar os desafios dos negócios, além de aumentar a eficiência operacional.