Gartner diz que as vendas de smartphones aumentaram 20% no terceiro trimestre de 2014

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
As vendas de smartphones nos mercados emergentes apresentaram o maior crescimento de todos os tempos, ao passo que na Europa Ocidental continuam em declínio

A Samsung perdeu participação no mercado e as três maiores fabricantes chinesas combinaram um crescimento no mercado de smartphones de 4 pontos percentuais

As vendas mundiais de telefones celulares para usuários finais mantiverem-se constantes no terceiro trimestre de 2014, de acordo com a Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. Porém, as vendas de smartphones para usuários finais aumentaram 20,3%, chegando a 301 milhões de unidades (veja a Tabela 1).

“As vendas de telefones com recursos diminuíram 25% no terceiro trimestre de 2014, pois a diferença de preço entre telefones com recursos de smartphones Android de baixo custo está diminuindo ainda mais”, diz Roberta Cozza, Diretora de pesquisas da Gartner. No terceiro trimestre de 2014, os smartphones foram responsáveis por 66% do mercado total de celulares, e os analistas do Gartner estimam que, até 2018, nove entre 10 telefones serão smartphones.

Em termos regionais, os mercados emergentes apresentaram alguns dos maiores crescimentos jamais registrados, com a Europa Oriental, o Oriente Médio e a África apresentando o maior crescimento no terceiro trimestre de 2014, com aumento de 50% em termos anuais das vendas de smartphones. Entre os mercados maduros, os EUA apresentaram o maior crescimento, com um aumento de 18,9% no terceiro trimestre de 2014, impulsionado pelo lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus. A Europa Ocidental registrou um declínio de 5,2%; o terceiro declínio consecutivo neste ano.

“No período das festas de fim de ano prevemos um recorde das vendas do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, mas não devemos subestimar os fornecedores chineses e as marcas locais”, afirma Annette Zimmermann, Diretora de pesquisas da Gartner. “Os chineses continuarão a busca por uma expansão nos mercados emergentes do exterior. Nos mercados da Europa dos pré-pagos e os baixos preços atraentes dos telefones LTE também vão oferecer grandes oportunidades para essas marcas”, diz. O Gartner prevê que as vendas dos smartphones chegarão a 1,2 bilhão de unidades em 2014.

Análise dos Principais Fornecedores de Smartphones

No terceiro trimestre de 2014, três dos cinco maiores fornecedores de smartphones foram os chineses, Huawei, Xiaomi e Lenovo, que aumentaram sua participação coletiva no mercado em 4,1 pontos percentuais. “Com a capacidade de reduzir custos e oferecer ótimas especificações, as marcas chinesas estão bem posicionadas para também se expandirem nos principais mercados Premium de telefones e atenderem às necessidades de melhorias dos usuários que desejam telefones Premium, mas não podem comprar produtos avançados da Apple ou da Samsung”, diz Cozza. A fatia de mercado combinada aos smartphones da Apple e da Sansung totalizou 37% no terceiro trimestre de 2014, sete pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado. “Mais do que nunca o mercado de smartphones está mudando, pois, mais players intensificam seu jogo nesse espaço”, afirma.

As vendas mundiais de celulares para usuários finais totalizaram 455,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2014 (veja a Tabela 3). As vendas de celulares aumentaram em todas as regiões, exceto na América Latina (declínio de 7,4%), Europa Ocidental (declínio de 13,5%) e Japão (declínio de 1,8%).

“A Samsung e a Nokia apresentaram um declínio agudo de dois dígitos no terceiro trimestre, que permitiu à Apple se aproximar da Nokia, com apenas 5 milhões de unidades separando as duas empresas”, afirma Cozza. “Esse gap também está diminuindo entre a terceira e a quarta posição, e o quarto trimestre será decisivo para a Huawei e a LG”.

Há mais informações disponíveis no relatório da Gartner “Market Share: Devices, All Countries, 3Q14 Update”.Acesse:http://www.gartner.com/document/2911618.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para mais de 14.000 companhias diferentes. Por meio do Gartner Research, Gartner ExecutivePrograms, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 6.400 associados, sendo mais de 1.480 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI, ExecutivePrograms, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium anuais. Para obter mais informações, visitewww.gartner.com.

Samsung: As vendas dos telefones com recursos e smartphones da Samsung declinaram em 2014, e a empresa perdeu participação no mercado nos dois setores. O maior declínio da Samsung foi registrado nos telefones com recursos, que sofreram uma redução de 10,8% em termos anuais. A demanda por smartphones da empresa enfraqueceu, principalmente, na Europa Ocidental e na Ásia. As vendas dos smartphones da Samsung declinaram 28,6% na China, que é o maior mercado da empresa.

Apple: As vendas de iPhones cresceram 26% no terceiro trimestre de 2014 com o lançamento de dois telefones com telas grandes pela primeira vez: o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. A Apple cuidou de neutralizar a vantagem dos concorrentes com Android. O Gartner prevê que a Apple vai registrar seu maior crescimento histórico nas vendas do quarto trimestre, com seus dois telefones de tela grande tendo uma demanda maior que a oferta desde seu lançamento.

Huawei: Embora a Huawei tenha passado para a terceira posição no terceiro trimestre de 2014, ainda há menos que 1 milhão de unidades entre os três fornecedores que menos vendem smartphones e os cinco que vendem mais.

Xiaomi: A Xiaomi fez sua estreia entre os cinco principais fornecedores de smartphones. A empresa apresentou o maior crescimento do trimestre, com um aumento de 336% impulsionado pelo forte desempenho da China, onde se tornou líder do mercado.

No mercado de sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês) para smartphones, o Android continuou a aumentar sua participação no mercado, com um crescimento de 22% (veja a Tabela 2). Por outro lado, o Windows perdeu participação no mercado. “A Microsoft precisa aproveitar o momento do terceiro trimestre, quando os dispositivos telefônicos baseados em Windows cresceram em termos trimestrais graças ao lançamento de mais dispositivos mid-range”, diz Zimmermann.