Gartner diz que analíticas avançadas são prioridades fundamentais para empresas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
fundamentais para empresas

Pesquisas exclusivas estão sendo compartilhadas durante o Gartner Symposium/ITxpo2014

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, diz que as analíticas avançadas representam uma prioridade fundamental para as empresas, alimentadas pela necessidade de fazer com que essas análises estejam disponíveis para mais usuários e ampliem o insight das empresas. As analíticas avançadas são o segmento que cresce mais rápido no mercado de Business Intelligence (BI) e software analítico, e ultrapassou US$ 1 bilhão em 2013. Analistas estão explorando as capacidades analíticas no Symposium/ITxpo2014, que acontece até 30 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

“Embora as analíticas avançadas existam há mais de 20 anos, o Big Data acelerou o interesse no mercado e sua posição nas empresas”, diz Alexander Linden, Diretor de pesquisas do Gartner. “Ao invés de ser um domínio de poucos grupos selecionados (por exemplo: marketing, riscos), agora, muitas outras funções de negócio têm um interesse legítimo nessa capacidade para ajudar a promover melhores tomadas de decisão e aprimorar os resultados das empresas”.

Líderes de TI e de negócios devem aumentar seus esforços para que empresas passem do uso tradicional de BI, que aborda análises descritivas (o que aconteceu), para analíticas avançadas, que complementam com as respostas ‘por que’, ‘o que vai acontecer’ e ‘como vamos cuidar disso’. (Figura 1).

“Embora as analíticas básicas forneçam um resumo geral dos dados, as analíticas avançadas entregam informações mais profundas de conhecimento dos dados e dados granulares”, acrescenta Linden. A recompensa da tomada de decisão com base em dados pode ser um impulsionador poderoso para os resultados das empresas. Por exemplo, as aplicações de diagnósticos clínicos aplicam analíticas em uma série de fontes estruturadas e não- estruturadas – incluindo dados de registros eletrônicos sobre saúde, medicamentos, e outros – para recomendar os melhores planos de tratamento aos pacientes individuais.

Porém, criar valor a partir de dados requer uma série de talentos, desde a integração e a preparação dos dados até arquitetar ambientes de bancos de dados especializados em computação, data mining e algoritmos inteligentes. “Extrair valor dos dados não é uma tarefa trivial”, afirma Linden. “Um dos elementos-chave de qualquer programa do tipo ‘decifrar os dados’ são as pessoas, que devem ter as habilidades e capacidades corretas”.

Os cientistas de dados das empresas suportam iniciativas de Big Data para as quais o caso nº1 é melhorar a experiência dos clientes. De acordo com o último estudo global do Gartner sobre Big Data, feito em 2014*, 68% dos pesquisados disseram que usam Big Data para melhorar a experiência de seus clientes. Este é o terceiro ano consecutivo em que a experiência dos clientes tem sido um dos principais problemas que as empresas precisam abordar.

“Cientistas de dados não são analistas de negócio”,disse Linden. “Eles são profissionais com a capacidade de derivar modelos matemáticos dos dados para colher benefícios comerciais claros e poderosos. Eles precisam se comunicar bem entre diferentes unidades de negócio e trabalhar na intersecção das metas da empresa, das limitações, dos processos, dos dados disponíveis e das possibilidades analíticas.”

Em última análise, a ciência dos dados é inevitável, pois pode ajudar a extrair vários tipos de conhecimento. Por exemplo, como conquistar novos clientes (database marketing – marketing do banco de dados), como efetuar mais vendas cruzadas (por meio da modelagem propensão-a-comprar), informação a caminho da otimização, design de medicamentos e demanda ou previsão de fracasso.

* Nota:

O estudo do Gartner de 302 membros do Gartner Research Circle em todo o mundo foi feito em junho de 2014 e projetado para explorar os planos das empresas para investimentos em tecnologia relativos à adoção de Big Data, dados para solução de problemas, tecnologias e desafios, e compara os resultados com os de anos anteriores.

As inscrições para o Gartner Symposium/ITxpo 2014 podem ser feitas pelo site www.gartner.com/br/symposium, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 5632-3109 | 0800 774 1440. Até o dia 24 de outubro, o desconto é de R$ 130,00. Saiba mais em www.gartner.com/br/symposium.

Anote em sua agenda -Gartner Symposium/ITxpo 2014

De 27 a 30 de outubro de 2014

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Sobre o Gartner Symposium/ITxpo

O Gartner Symposium/ITxpo é o mais importante encontro de CIOs e executivos seniores de TI. O evento traz conteúdo independente e objetivo com a autoridade do líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e fornece acesso às mais recentes soluções dos principais provedores de tecnologia. O Symposium/ITxpo anual do Gartner é um componente essencial dos esforços de planejamento dos participantes. Eles contam com insights sobre como suas empresas podem utilizar a tecnologia para atender os desafios dos negócios e aprimorar a eficiência operacional. Para mais informações: http://www.gartner.com/br/symposium.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para mais de 9.100 companhias diferentes. Por meio do Gartner Research, Gartner ExecutivePrograms, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 6.600 associados, sendo mais de 1.500 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI, ExecutivePrograms, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium anuais. Para obter mais informações, visitewww.gartner.com.