Gartner anuncia que mercados emergentes impulsionaram vendas de smartphones

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Pela primeira vez, a Apple tornou-se líder de vendas de smartphones na China;

Tema será tratado na Conferência Business Intelligence, Analytics & Information Management.

O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anuncia que as vendas mundiais de smartphones aos usuários finais atingiram 336 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2015, um aumento de 19,3%. Essas e outras informações serão apresentadas durante a Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho (terça e quarta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Esse acréscimo foi liderado pela grande venda de smartphones nos mercados emergentes (excluindo a China). As regiões com crescimento mais rápido foram: Ásia/Pacífico, Europa Oriental, Oriente Médio e África do Norte. Com o alto desempenho dessas regiões, os mercados emergentes alcançaram um aumento de 40% nas vendas durante o primeiro trimestre de 2015.

“Durante este trimestre, as marcas locais e os vendedores chineses apareceram como os principais vencedores nos mercados emergentes. Esses fornecedores registraram um crescimento médio de 73% nas vendas de smartphones e viram suas cotas combinadas saltarem de 38% para 47% durante o primeiro trimestre de 2015”, afirma Anshul Gupta, Diretor de Pesquisas do Gartner.

A Apple continuou apresentando um ótimo desempenho no trimestre, particularmente na China. As vendas de iPhones aumentaram 72,5% no primeiro trimestre de 2015, tornando a Apple a marca líder de vendas de smartphones na China pela primeira vez – logo à frente da Xiaomi. A China também se tornou o mercado de maior volume da Apple, à frente da América do Norte, por conta das vendas realizadas durante o primeiro trimestre do ano.

“A extensão da Apple para mais mercados asiáticos ajudou a diminuir a distância com a Samsung mundialmente. No mesmo período do ano anterior, havia uma diferença de mais de 40 milhões de unidades com a Samsung. Essa diferença foi reduzida pela metade, em um ano, para apenas 20 milhões de unidades”, afirma o Diretor de Pesquisas do Gartner.

Entre os cinco principais vendedores de smartphones no mundo, a Samsung continuou com redução em vendas e ações durante o primeiro trimestre de 2015. “Apesar de um primeiro trimestre mundialmente fraco, o desempenho da Samsung voltou a crescer trimestre a trimestre, com um aumento de 11% a partir do quarto trimestre de 2014”, afirma Anshul Gupta.

No mercado de sistemas operacionais (SO) de smartphones, as ações do Android caíram 1,9%, enquanto o iOS cresceu ano após ano pelo terceiro trimestre consecutivo. “As principais vendas de iPhones na China durante o primeiro trimestre de 2015 tiveram um impacto no desempenho do Android. Os volumes de Android caíram 4% ano após ano na China pela primeira vez”, afirma Roberta Cozza, Diretora de Pesquisas do Gartner.

Com as características e principais capacidades dos sistemas operacionais evoluindo rapidamente e se tornando cada vez mais semelhantes, agora é essencial que os fornecedores de SO encontrem maneiras de se diferenciar. Eles precisam ampliar o alcance adicionando novas funcionalidades e construindo plataformas que possam abranger vários tipos de dispositivos.

A venda mundial de celulares aos usuários finais totalizou 460,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2015, um aumento de 2,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. “Tendo em vista as grandes vendas de smartphones nos mercados emergentes, os fabricantes de telefone indianos e chineses aumentaram seus desempenhos durante o primeiro trimestre de 2015. Seis deles estavam no top 10 no primeiro trimestre de 2015”, afirma Anshul Gupta, Diretor de Pesquisas do Gartner.

A Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management oferece para as empresas um direcionamento estratégico associado com a implementação, a estruturação e o aperfeiçoamento de programas de BI – Business Intelligence e de Business Analytics, analisando tendências e práticas de mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/bi. Para se inscrever, contate o Gartner pelo e-mail [email protected], pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-744-1440, ou pelo site: http://www.gartner.com/br/bi.

Anote em sua agenda
Evento: Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management
Data: 23 e 24 de junho de 2015 (terça e quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559, São Paulo – SP

Sobre o Gartner        
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para cerca de 10.000 diferentes companhias. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford (Connecticut – EUA) e possui 6.800 associados, sendo mais de 1.000 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 90 países. No Brasil, o Gartner está presente com as unidades Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, com grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com cerca de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.