Fundação Vale promove semana de atividades do Ação Educação em Sergipe

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Iniciativa busca contribuir para a melhoria da gestão pública da educação municipal

A Fundação Vale, por meio do programa Ação Educação, realiza nesta semana diversos encontros com representantes da administração municipal e da comunidade das cidades de Barra dos Coqueiros, Capela, Japaratuba, Maruim e Rosário do Catete para acompanhar o andamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) na região. Composto por 84 indicadores, o PAR consiste em uma ferramenta de gestão fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) para que cada município possa avaliar seu desempenho na área da educação.

Entre os dias 16 e 20 de maio, serão promovidas  inúmeras discussões que abordam alguns desses indicadores, desde os padrões mínimos de funcionamento de sala de aula e biblioteca até política de incentivo à leitura e elaboração do plano de formação de gestores.

Implantado em Sergipe em agosto de 2010, o Ação Educação tem o objetivo de colaborar para a melhoria da gestão pública da educação municipal em quatro dimensões: gestão educacional, formação continuada, práticas pedagógicas e infraestrutura. “Trabalhamos em parceria com prefeituras, equipes técnicas, diretores e professores e focamos nossos esforços para melhorar o aprendizado do aluno. Nossa proposta é que o estudante aproveite ao máximo o tempo em que está na escola e, desta forma, esteja preparado para o mercado profissional no futuro”, explica a gerente da Fundação Vale, Christiana Costa.

A ideia do programa é formar equipes colaborativas que possam trabalhar em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios. Estas equipes auxiliam as prefeituras em ações estruturantes, que viabilizam o acesso das cidades a recursos estaduais e federais. Além disso, juntas, estas pessoas trabalham na implantação e manutenção de um processo de formação em gestão de ensino, no aprimoramento de práticas pedagógicas e na otimização dos recursos captados pelas cidades.

Em quase dois anos, o Ação Educação já beneficiou no Brasil mais de 1.500 profissionais, entre formadores, professores, diretores e supervisores, e mais de 150 mil alunos nos municípios atendidos pela iniciativa. Todas as cidades contribuíram para o andamento das ações e estão dispostas a criar programas de incentivo à leitura em parceria com outras regiões.

“Colaborar para a melhoria do ensino público é fundamental para que a localidade esteja preparada para crescer ainda mais nos próximos anos. Oferecer melhores condições aos estudantes proporciona mais conhecimento a cada um deles e isso, no futuro, será traduzido
em boas oportunidades de trabalho”, comenta Marconi Santiago, gerente geral da Vale em Taquari-Vassouras.

Sobre o Ação Educação

O Ação Educação atende 38 municípios do Maranhão, Pará e Sergipe e é realizado em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Todos Pela Educação, além de prefeituras e secretarias municipais.