Fonoaudióloga orienta população idosa sobre a perda auditiva

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A perda da audição na terceira idade, chamada cientificamente de presbiacustia, é muito comum, pois o sistema auditivo tem sua função alterada com o processo de envelhecimento. Isso acontece lentamente e de forma progressiva. Primeiro, afeta a cóclea, órgão que faz parte do sistema auditivo, ou o nervo auditivo. No início, compromete a audição de sons agudos, podendo ser imperceptível neste estágio. Com o desenvolvimento, vem a dificuldade de compreensão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população com 65 anos ou mais representa 7,4% da população brasileira, hoje com 190 milhões de habitantes. A partir dos números levantados pelo Instituto, é possível constatar que a perda auditiva na terceira idade torna-se um importante aspecto na saúde dos brasileiros.

Segundo Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom – uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil – o problema da surdez pode ser percebido por meio de alguns sintomas, como não entender o que as pessoas falam e um zumbido no ouvido. “É comum que as sensações de tontura e vertigem estejam associadas aos problemas auditivos nas pessoas acima dos 60 anos. A consulta com um otorrinolaringologista e alguns exames audiológicos podem diagnosticar a perda auditiva e suas características, como o grau da deficiência. Uma vez concluído o diagnóstico recomenda-se, geralmente, a adaptação de aparelhos auditivos com acompanhamento de um profissional de fonoaudiologia”, explica.

A perda auditiva também pode trazer consequências psico-sociais, favorecendo o isolamento por conta da dificuldade de comunicação com as pessoas com quem convivem. Por conta do afastamento e da falta de atenção e diálogo com familiares e amigos, o idoso passa a se sentir constrangido e entra em um quadro depressivo. “Cuidar da audição é cuidar da qualidade de vida do ser humano. A diminuição da sensibilidade auditiva compromete seriamente a comunicação do idoso, pois gera ansiedade, frustração, raiva, ocasionando afastamento social. Portanto, é muito importante que familiares e amigos estejam atentos aos idosos e aos sintomas de perda auditiva, para constatação do problema e tratamento”, finaliza a especialista.

Sobre o Grupo Microsom

O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira.  A companhia foi fundada em 1991 e há 20 anos oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos.

Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Connect. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.

Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.

Acesse o canal de vídeos do Grupo Microsom no Youtube: http://www.youtube.com/user/GrupoMicrosom.

Para tornar-se seguidor do SpeechEasy no Twitter, acesse: twitter.com/speecheasybr.

Para mais informações sobre a empresa, visite o site www.microsom.com.br.

PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa do Grupo Microsom
Angélica Consiglio e equipe – Tel. 11. 2138-8900 – www.planin.com
Contato: [email protected]
Vanessa Cunha (11. 2138-8906 / 9552-2837)
Aline Veríssimo (11. 2138-8913 / 9552-7693)