Especialista comenta sobre gagueira e como tratá-la de maneira eficaz

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Segundo IBF cerca de 10 milhões de brasileiros passam por um período de gagueira neste momento De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é de aproximadamente 192 milhões de pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, em média 2 milhões de brasileiros gaguejam há muitos anos de forma crônica.

Ainda de acordo com o (IBF), o problema central da gagueira consiste em uma dificuldade do cérebro para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar automaticamente para o próximo. Dessa forma, a pessoa consegue iniciar a palavra, mas fica “presa” em algum som ou sílaba até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para dar prosseguimento ao restante da palavra. “A gagueira é um distúrbio em que acontecem quebras ou rupturas involuntárias no fluxo da fala. Ela é caracterizada por repetições de sons, sílabas, palavras, prolongamentos, bloqueios e pausas. A pessoa que gagueja sabe exatamente o que quer dizer, mas tem dificuldade na automatização e na temporalização dos movimentos da fala”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom Sabrina Möller Martinho.

A especialista ainda esclarece que a gagueira não está relacionada à inteligência do indivíduo e também não é contagiosa. “A pessoa com gagueira não possui nenhum problema na boca ou na língua, nem dificuldade para elaborar o raciocínio. É uma disfunção no cérebro que torna difícil a percepção de quando começa e de quando termina um som”.

Por isso, pensando no bem-estar das pessoas que gaguejam, o Grupo Microsom trouxe com exclusividade ao Brasil o SpeechEasy – um pequeno e discreto aparelho utilizado na região interna da orelha. “O SpeechEasy simula o ‘efeito coro’, fenômeno natural que ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa. De acordo com pesquisas da área, o ‘efeito coro’ reduz a gagueira” na maioria dos pacientes, afirma a fonoaudióloga.

O produto favorece a fluência da fala em situações cotidianas, promovendo melhor qualidade de vida ao usuário. No entanto, o equipamento não cura e sim auxilia no tratamento da gagueira.